segunda-feira, 25 de março de 2019

PEDAL VOLTA OLÍMPICA E FAZENDA IPANEMA COM MAMYS

Onde:       Volta Olímpica
Quem:      Claudia Jak e Filipe
Quando:   25/03/2019
Distância: 46 km - 927 altimetria acumulada

Hoje nós tínhamos hora para voltar, sendo assim, decidimos ir pedalar apenas nós dois para fazermos um pedal tipo treino, com poucas paradas. Precisávamos chegar em casa antes do almoço. Partimos então às 07h30 em direção a Estrada da Macumba, para fazer a Volta Olímpica. Essa região é muito bonita! 



Logo adentramos um trecho de mata fechada, antes do bairro do Jurupará. Ali, uma situação inusitada... o cassete da roda de trás do Filipe começou a fazer barulho. Paramos para ver o que estava acontecendo e descobrimos que estavam soltos. Ele precisou tirar um afastador para conseguir dar o aperto. Com 3 marchas a menos, seguimos para as temidas subidas da Volta Olímpica. 



As subidas são muito duras! Mas, todo esforço é compensado quando chegamos no mirante da represa!




Agora já estávamos no meio do caminho e daqui para frente é um pouco mais tranquilo. Fizemos aquela paradinha básica para registrar algumas fotos na represa que, para nossa alegria, está com um bom volume de água novamente. 





Nosso pedal foi espetacular! De acordo com o aplicativo Strava, da última vez que fizemos havíamos levado 2h58 para concluir o percurso. Desta vez, fizemos em 2h12. Chegamos em casa as 11h00. 




Mas o meu dia estava apenas começando. Após o almoço, havia prometido levar minha mãezinha passear. Hoje fomos até a Fazenda Ipanema, local que ela ainda não conhecia. 


A fazenda faz parte do município de Iperó. Tenho um outro post onde falo mais sobre o local histórico (neste link), rico em construções antigas e muito bem preservado. Atualmente, se paga R$ 9,00 para entrar e é possível fazer gratuitamente as trilhas lá dentro (trilhas). Ao entrar, seguimos até a sede administrativa, preenchemos um documento nos responsabilizando por nossa integridade física, pagamos a taxa, recebemos umas pulseirinhas e um recibo, que será apresentado ao porteiro na saída. Depois disso, somos liberados para conhecer o local. 

Primeiramente levei a ela no antigo relógio do sol. Expliquei como funcionava e mostrei a hora. Ela ficou encantada pelo fato de estar marcando a hora certinha!




Depois disso fomos até a antiga sede principal. 




A represa ao lado do casarão, foi a primeira do Brasil! Hoje o reflexo da água estava impecável.



Dali seguimos visitar as antigas casas de armas.  











Logo atrás da Casa das Armas Brancas, há uma queda d'agua lindíssima!





Na sequência, seguimos de carro até a área de lazer, próximo aos quiosques. Lá tem uns belos caminhos, muita sombra e vários lugares para tomar piquenique em família.








Mas para eu que conheço bem a fazenda, ansiava muito poder levá-la ao mirante. No entanto, o lugar fica a uns 6 km dali. Sei que ir até lá caminhando seria pesado pra ela. Por isso, voltamos na sede administrativa para perguntar se poderíamos ir até lá de carro. Eles autorizaram mas, para isso, tivemos que levar um guia junto e pagar uma taxa de R$ 30,00. Fiquei tão feliz!














Após a sessão de fotos, voltamos para Sorocaba e terminamos nossa maravilhosa tarde na padaria Real comendo coxinha!


Que dia incrível!!

GRATIDÃO JEOVÁ
OBRIGADA VIDA
<3 font="">

2 comentários: