quarta-feira, 6 de março de 2019

DIA 05 - ATACAMA - 06/03/2019

Onde:       San Pedro de Atacama - Lagunas Altiplanicas
Quem:      Claudia Jak, Maria e Jefferson, Monia
Quando:   06/03/2019
Quanto:    R$ 367,80 + R$ 200,00 Hostal

Hoje partimos às 06h00 com destino as Lagunas Altiplanicas. Contratamos o passeio na agência CCapcha, que também contemplou o Salar do Atacama e o vilarejo de Taconao. O valor foi de CLP 30.000 (R$ 180,00), fora o valor das entradas nos parques. Quando saímos ainda estava bem escuro; aos poucos o sol foi despontando no horizonte.

No caminho até lá, fizemos uma parada no Trópico de Capricórnio.  Ao sair do carro fomos impactados com uma temperatura bem baixa e, para ajudar, ventava bastante!

O Trópico de  Capricórnio é particularmente muito interessante para nós, visto que também passa em nossa cidade - Sorocaba.

Na direção da placa há algumas hastes no chão, que definem o ponto exato onde passa a linha do trópico. Logo ao lado há resquícios de uma antiga trilha inca, que cortava todo o continente e, de acordo com Mario, chegava até terras brasileiras.

Voltamos para o carro e seguimos viagem. As paisagens que foram aparecendo, conforme o dia foi clareando, eram magníficas!

Subimos por muitos metros e quilômetros! As Lagunas Altiplancas ficam aproximadamente 115 km de San Pedrofica e 4.195m de altitude. Após umas duas horas de viagem, chegamos na guarita do parque. O valor da entrada foi de CLP 5.500 (R$ 33,00). Enquanto Mario acertava nosso acesso, tivemos uma agradável surpresa! Observamos que haviam algumas vicunhas pastando livremente ali perto.

A vicunha é um animal que possui o menor tamanho entre os camelídeos andinos, chegando no máximo a 1,30 metros de altura e uns 40 kg. Sua pelagem é muito fina e tem alto valor comercial; por causa dos caçadores ilegais a vicunha esteve à beira da extinção. Vê-las pastando livremente nos encheu de alegria!

Na sequência, entramos na reserva de carro e seguimos até a Laguna Miñiques. Ela possui 1,5 quilômetros quadrados e é formada a partir de água de degelo da cordilheira. Dizem se tratar de um dos passeios mais bonitos do Atacama (eu, particularmente, achei o mais bonito dos que fiz!). Devido a sua altitude, é indicado fazer após uma prévia aclimatação.

Foto Jorge
Li uma dica no site seumochilão que acho pertinente compartilhar: "O local é um dos mais frios do Deserto do Atacama – talvez só perca para os Gêiseres el Tatio. E o frio não se deve somente pela alta altitude, mas principalmente pelos ventos vindos da cordilheira, que chegam cortantes e intensos. Por isso é importante levar roupas adequadas, sobretudo com fleece e jaqueta corta vento." Sim, estava bem frio e com muito vento quando chegamos, por isso, leve blusa!!

Quando nosso guia parou o carro, próximo ao banheiro, nos deu várias orientações quanto a não fazer nenhum movimento brusco, como pular, correr, para não sentir extrema fadiga, ou o famoso mau do soroche, devido a altitude e ao ar rarefeito. Também fomos informados que, neste local, é proibido fumar, o que deixou uma chilena que estava em nosso grupo bem revoltada.  Após suas orientações, ele nos deixou e seguiu até um estacionamento ali próximo. Disse que prepararia o café da manhã, enquanto nos aguardasse.

Era difícil escolher para onde apontar a fim de fazer a primeira fotografia. As cores são impressionantes! É difícil acreditar que este lugar seja real, parece mesmo uma paisagem de um quadro. Essa enorme lagoa, estupidamente gelada, de cores azul celeste, sendo emolduradas por lindas montanhas com alguns picos nevados, é um cenário dignamente fantástico, talvez o mais encantador e apaixonante do Deserto do Atacama.

Se as fotos parecem uma pintura, estar lá parecia um sonho! O silêncio só é quebrado pelo barulho no vento.

Após uma pausa para contemplação, seguimos caminhando lentamente até o estacionamento onde estava nosso carro.

Aquele silêncio produziu em mim uma sensação de bem estar tão grande que, após 13 dias escrevendo aqui, ainda posso sentir o mesmo!

Um cheirinho delicioso de café da manhã nos trouxe de volta a realidade, lembrando que tínhamos de cuidar das nossas necessidades primárias.

Ali, diante de toda essa maravilha da criação, tomei um café da manhã no que, com certeza, posso afirmar: foi um dos lugares mais belos que já vi! Acho que essa foto revela tudo o que estava sentindo... com certeza marcou o meu dia!

Entre as coisas que nos foram servidas no café da manhã, havia abacate amassado, uma fruta muito usada aqui no Chile. Após ingerir café, leite e pão, coloquei um pouco de abacate na xícara e acrescentei açúcar. As chilenas, que há pouco colocaram abacate amassado dentro do pão, com sal, ficaram horrorizadas de observar eu acrescentando o açúcar, fazendo maior cara de nojo. Expliquei a elas que é assim que comemos a fruta em nosso país e, de início, sentimos a mesma repulsa por imaginar a fruta com sal, como comi ontem no macarrão. Isso foi motivo para rirmos juntas! Dá-lhe diferenças culturais e culinárias... amo muito isso!

Meu novo amigo Jorge, marido da Chang, pediu para eu fazer uma foto sua com a câmera. Ele faz miséria com ela... assim que chegou, me mandou algumas que ficaram perfeitas!!

Enquanto aguardávamos Mario organizar tudo, aproveitamos para contemplar a maravilhosa laguna!

Na sequência, voltamos ao carro e fomos a segunda Laguna: Miscanti.

A Laguna Miscanti possui incríveis 15 quilômetros quadrados! Ela recebe água da infiltração subterrânea das chuvas, de vertentes termais e das chuvas de verão. Vale destacar que as duas lagunas são ligadas através de um canal subterrâneo e a Laguna Miñiques recebe água da sua vizinha maior.

Tudo aqui parece surreal! Os belos caminhos, a água, as cores e as montanhas.

Li essa frase no site seumochilao e concordo plenamente: "Qualquer foto tirada nas lagoas Miñiques e Miscanti será dignamente impressionante. Não existe um canto nas Lagunas Altiplânicas que não seja perfeitamente fotogênico."

Quando terminei as fotos, apertei o passo para alcançar meus amigos que estavam mais a frente. Rapidamente senti falta de ar, palpitação e dor de cabeça, aí lembrei do que Mário tinha falado sobre movimentos brusco. Portanto, é melhor acatar as dicas do guia!

Próximo da Laguna Miscanti, havia uma movimentação. Conforme fui me aproximando, consegui enxergar o que se tratava.

Eram mais algumas vicunhas que, graciosamente, pousaram para foto!

Assim que terminamos a trilha, entramos no carro e partimos para o segundo passeio do dia: Salar do Atacama. Esse deserto de sal, tem cerca de 3.200 km² (aproximadamente 300.000 campos de futebol). No entanto, é possível conhecer apenas um pedacinho dele, sendo o suficiente para tirar impressões definitivas do lugar. O parque fica a uns 30 minutos das lagunas e também faz parte da Reserva Nacional Los Flamencos. Para entrar se paga CLP 2.500 (R$ 15,00); há banheiro e uma salinha com fotos, explicando sobre a fauna e flora dali.

Antes de nos liberar, Mário nos deu algumas explicações sobre o salar. Nos contou que, embora o Salar do Uyuni seja maior em metros quadrados, aqui tem uma profundidade maior de sal. Nos contou também que geralmente há muitos Flamengos aqui, já que eles vem se alimentar de um micro-organismo presente na água salobra. Sua cor rosada se dá pelo fato de consumirem algas que carregadas de betacaroteno - substância química orgânica que contém um pigmento laranja-avermelhado. Ao longo da vida eles vão se alimentando dessa substancia de forma que, quanto mais velho o Flamingo, mais avermelhado será. Após as explicações, fomos liberados para caminhar entre algumas estradinhas delimitadas no meio do salar.

Após alguns metros, fomos nos aproximando das aves que parecem não se importar com nossa presença.

Nosso amigo Jorge conseguiu flagrar um Flamingo voando! A foto ficou incrível.

Permanecemos ali por uns 30 minutos, apreciando o maravilhoso lugar e sua fauna incrível.

Foto Jorge

Quanta gratidão por estar aqui!

Passeio finalizado, retornamos ao ponto de encontro para aguardar a todos. Agora o sol estava incomodando! Fomos alertados a tomar muito cuidado, tando na altitude como nos salares. Por isso, repassar o filtro solar a cada duas horas e proteger os lábios com Bepantol, é imprescindível!

No caminho de volta a San Pedro, paramos no pequeno povoado de Toconao, uma vila bem simples e muito importante para a região. Ali são cultivados vários tipos de frutas, em pouca quantidade, mas com uma boa diversidade. É incrível pensar que isso é possível, em um lugar tão árido quanto o Deserto do Atacama! Quando disse isso ao guia, ele me explicou que a terra aqui é muito boa, basta irrigar, já que o solo vulcânico é rico em minérios. No centro do vilarejo de Taconao há uma igreja e o campanário de São Lucas, típicos exemplos da arquitetura colonial espanhola, da metade do século 18.

Em torno de sua pracinha, se concentram lojas de artesanato, onde podemos encontrar esculturas e trabalhos feitos em pedra vulcânica típica de lá. Há também um famoso cactos centenário, que cresce 2 cm por ano. Um deles tem uma forma um tanto indecente, coitadinho, mas o pobre nem tem ciência disso...

Ao lado há outro cacto da mesma espécie que nem é tão disputado nas fotos, não sei porque...

Nossa visita ao povoado foi bem rápida. Chegamos em San Pedro uma 14h00, bem famintos! Hoje almoçamos em um pequeno restaurante na Av. Licancabur, ao lado do campo de futebol. Ali há vários restaurantes com bons preços! Não tem um aspecto tão convidativo mas há uma grande movimentação de clientes.

Infelizmente, não marquei o nome do local exato onde almoçamos. O valor da refeição foi de CLP 3000 (R$ 18,00) com bebida. Comi um omelete, arroz, batatas e salada. Na sequência, fomos visitar novamente as galerias para comprar um pau-de-selfie, já que acabei quebrando o meu no passeio.

De sobremesa, Monia e eu dividimos um delicioso doce, que parece um bolo conhecido Mil Folhas (restaurante Dulce Salado, em frente a Igreja de Atacama). Gastamos CLP 1300 cada (R$ 7,80)

Aproveitamos também sondar as agências para aluguel de bike, já que vamos pedalar amanhã. Acabamos deixando praticamente fechado com a Latchir. (Os valores variam de CLP 3000 a 5000 por 6 horas)

No jantar, Monia e eu aproveitamos para comer a pizza que havia sobrado na noite retrasada (#projeto fome zero no deserto)

A noite fechamos com CCapcha para fazer Tour Astronômico. Inicialmente ficamos em dúvida sobre fazer com a SPACE, que é a mais famosa agência para este passeio e custava CLP 25000, ou na CCapcha que custaria CLP 18000. Denise nos apresentou o Tour de uma forma muito persuasiva, nos explicando que teria início as 21 hrs, com direito a chocolate quente, vinho, explicação sob um céu estrelado, observação no telescópio  e a cereja do bolo: ganharíamos uma foto noturna, com as estrelas ao fundo. Por isso, acabamos fechando com ela! O Tour, no entanto, foi um tanto decepcionante. Pra começar, o lugar 'especial' era o fundinho da casa de alguém (eu tinha imaginado algo no meio do deserto, sem nada por perto). Embora sua explicação tenha sido bacana, quando ele nos pedia para olhar em seu telescópio, tínhamos a sensação de estar olhando para um caleidoscópio. Acho que teria sido bem melhor se ele apenas usasse seu canhão de luz, apontasse para as estrelas e nos explicasse sobre ela, sem o 'telescópio'. Para não dizer que tudo foi perdido nesta noite, a foto ficou bacaninha (minha carinha poderia ter ficado melhor se eu também estivesse).

A parte boa é que quando voltávamos do telescópio, Maria, Monia e eu 'qualhava o bico de tanto rir'. Uma olhava para outra e dizia: lindo o que vi lá dentro! Me arrependi absurdamente por não ter ido ao SPACE para conferir um Tour Astronômico com telescópios de verdade!

Resumo do dia:
As Lagunas Altiplanicas foi, sem dúvida, meu passeio favorito! Acredito que seja possível fazer, no mesmo dia, as Lagunas Altiplanicas e a Laguna del Cejar, caso tenha pouco tempo na cidade. Mas faça com certeza esses passeios! Já o Tour Astronômico, se for fazer, procure fazer na SPACE.

Custos:
CLP 30.000 Passeio Lagunas Altiplanicas
CLP 5.000 Entrada da Reserva
CLP 3.000 Almoço
CLP 1300 Doce
CLP 4.000 Pau de Selfie
CLP 18.000 Tour Astrônomico
Total CLP 61.300 (R$ 367,80)