domingo, 3 de março de 2019

DIA 02 - SANTIAGO - 03/03/2019

Onde:       Santiago/Chile - Undurraga e City Tour
Quem:      Claudia Jak, Maria e Jefferson, Monia
Quando:   03/03/2019
Quanto:    R$ 370,80

Fechamos os passeios de hoje com a agência Valle Turismo, que contemplariam a Vinícola Undurraga e City Tour. Combinaram que viriam nos buscar às 08h30 no hotel. Infelizmente acabaram atrasando pra caramba e chegaram apenas às 09h15. Eles nos explicaram que os 'responsáveis' foram outros passageiros, mas o carro estava vazio. Na sequência fomos buscar outros passageiros que, coincidentemente, eram todos brasileiros. Tentamos relevar o atraso e curtir o passeio.

Na chegada a vinícola tivemos outro pequeno susto que foi compensado pela boa vontade dos funcionários da Undurraga. A visita guiada tem início às 10h00. Como chegamos às 10h30, havíamos perdido. Apesar disso, dedicaram uma funcionária recém contratada para nos guiar, que fez o seu melhor! Novamente, respiramos fundo, e nos concentramos na beleza do lugar para curtir o passeio da melhor forma!

O lugar é um verdadeiro paraíso! O itinerário inclui a visita aos jardins da família Undurraga, com vista para as antigas casas.

A seguir, visitamos os vinhedos, setor de produção de vinhos e adegas. Particularmente não achava que as encontraríamos assim, mas as parreiras estavam lotadas de uva nesta época!

Ver as uvas no pé foi muito especial... mas, poder degustá-las, foi com certeza um ponto alto do passeio!

As rosas são flores muito sensíveis! Eles nos explicaram que sempre serão plantadas na frente de cada parreiral, de forma as flores que poderão alertar aos produtores de qualquer praga que possa atingir a fruta. Rosas vermelhas serão plantadas na frente das uvas de vinho tinto e rosas brancas em frente as uvas do vinho branco.

A paisagem me tocou tão profundamente que fiquei realmente emocionada!

Nesta casinha é possível ver o solo abaixo das vinhas.

Recebemos uma explicação muito bacana sobre o vinho da uva Carménère. Trata-se de uma uva, originalmente produzida na região de Bordéus, França, onde era usada para a produção de vinhos tintos intensos. Os cachos possuem frutos que variam entre os tamanhos pequeno e médio e cores que tendem ao preto azulado. Infelizmente, na Europa, as videiras desta variedade foram dizimadas por uma praga e substituídas por outras uvas mais resistentes. Atualmente, a uva Carménère é exclusiva do Chile, por isso é explorada como diferenciada.

Na sequência, passamos compreender o processo produtivo do vinho aqui na vinícola.

Outro diferencial é que a Undurraga possui o Recanto Aliwen, que é um pequeno museu cujo tema é a população Mapuche, os mais destacados dos povos nativos do Chile. A vinícola tem um projeto que contempla, nas vendas de seus produtos, ajuda financeira aos antigos índios.

Ao sair passamos por alguns carros antigos que pertenciam a família Undurraga.

E finalmente, chegamos talvez a parte mais esperada por todos, ou  melhor, definitivamente a mais esperada por nós: a degustação! Tivemos a oportunidade de conhecer os vinhos de reserva que estavam disponíveis no momento.

No final do passeio guiado os visitantes foram presenteados com uma taça de vinho personalizada da Undurraga e ganhamos também uma garrafinha de vinho Carménère. Tivemos um tempo livre para comprar algumas garrafas na loja da vinícola.

Voltamos todos para a van e seguimos de volta a Santiago. Durante o trajeto, passamos por um local, às margens da rodovia, onde há um tributo conhecido como 'Animita de la Nina Hermosa, el Angel de los Pelluches en la Autopista del sol'. Este local chama muito a atenção devido ao grande número de ursos de pelúcias acumulados próximo do acostamento.

De acordo com Sr. José, nosso guia, uma moça chamada Astrid Soto tinha menos de 18 anos quando ganhou uma moto de seu pai. Certo dia, ela estava passando neste local quando um caminhão atingiu sua moto e acabou por tirar sua vida. Sua família criou um altar para demarcar o lugar de seu acidente e, desde então, muitas pessoas passaram a levar ursos de pelúcia para homenageá-la. O acidente que ocorreu em 1.998, ainda hoje é lembrado com tristeza por muitos na cidade.

Chegando em Santiago, pedimos que nosso guia nos sugerisse e nos deixasse em um restaurante, já que passavam das 13h00 e estávamos famintos. Sua sugestão coincidiu com a de nosso colega brasileiro, Rafael - recepcionista do hotel Nogales: Restaurante La Piccola Itália.

Os pratos variam entre CLP 4 e 6 mil por pessoa.

Maria, Monia e eu, pedimos um prato com 4 tipos de massa, chamado a Fontana de Massas (acho que é isso), custando CLP 12000 (R$ 72,00/3= R$ 24,00). Como havíamos tomado vinho suficiente na vinícola, decidimos pedir um suco de graviola para acompanhar. No total, gastamos aproximadamente CLP 5000 por pessoa (R$ 30,00) e comemos super bem!

Jefferson pediu um salmón e uma água; gastou aproximadamente CLP 9000 (R$ 54,00)

As 14h00 fomos nos encontrar o Sr. Davi, nosso guia para o City Tour. Ele é estrangeiro e nos contou que após alguns revés, deu a volta por cima e agora trabalha como agente turístico. Foi muito paciente e atencioso com nosso grupo. (Davi Tours Fone +56 9 8376 9831)

O primeiro ponto onde fomos é a Plaza de La Moneda.

O local trata-se da casa presidencial do Chile, localizada no centro de Santiago. É uma das poucas casas do governo abertas a visitação e reúne galerias com esculturas e arquivos históricos. Um dos pontos altos é a Troca da Guarda, que ocorre dia sim dia não, às 10h00 nos dias de semana e as 11h00 nos finais de semana. Infelizmente, nós perdemos de assistir, já que ocorreu hoje cedo.

Em seguida, fomos caminhando até a Plaza das Armas.

Trata-se do marco zero da capital. Aqui está o centro histórico de Santiago e geralmente é daqui que partem as visitas a cidade. O local é recheado de natureza, esculturas, fontes e espaço para lazer e descanso. Ao seu redor, há casas históricas, museu, a catedral Metropolitana, o Quartel, o Correio, etc.

Falando em lazer e descaso...

Seguimos caminhando por uma rua lateral a plaza.

Logo chegamos em uma rua ou 'paseo' bem interessante! Trata-se do Paseo da Bandera. É uma rua fechada e bem colorida, que fica maravilhosa nas fotos!

Seguindo por esta rua, passamos em frente ao Museu Chileno de Arte Pré-Colombino.

Virando a esquerda, chegamos no Fórum Municipal de Justiça, um prédio muito bonito!

Bem de frente a este prédio, fica a Biblioteca Nacional, que infelizmente esqueci de fazer a foto. Seguindo a direita, passamos por mais alguns prédios lindíssimos, na rua Morandé.

De repente, o cartão de memória de minha GoPro arriou... como assim!! Estou aqui há apenas dois dias! Bom, comento com nosso guia que me tranquiliza por dizer que, logo em frente, encontraremos lojinhas onde comprar. Decido ignorar completamente meus instintos e compro um cartão em um camelô. É claro que minha câmera rejeita o primeiro, o segundo, o terceiro... quando tento colocar o quinto cartão, que também é rejeitado, desisto e peço o dinheiro de volta (tinha pago CLP 7000 - 42 reais). Sigo triste, por não mais poder filmar os próximos pontos turísticos onde passamos, que são Catedral Metropolitana, Correio e Mercado Municipal. Mas tenho a foto que nosso querido guia Davi fez para nós.

Na sequência, seguimos até o Cerro de Santa Luzia, que é um monte situado no centro da cidade. Subimos até onde foi possível de carro e depois seguimos caminhando até a parte mais alta, num belíssimo mirante das cordilheiras.

Com nosso guia, Sr. Davi.

Nessa altura já estávamos bem cansados. Por isso, decidimos terminar o City Tour do dia aqui. Jefferson foi para o hotel. Maria, Mônia e eu fomos até o shopping Arauco para tentar comprar o cartão de memória da GoPro.

Ao entrar no shopping, passo em um quiosque que vendia capa de celular e pergunto onde posso encontrar cartão de memória (tarjeta de memória). A mocinha me explica que é só seguir a esquerda até a 'Mi Fodo'. Seguro os lábios que sentem uma imensa vontade de rir e repito: 'Fodo?' Ao que ela corrige: 'Nãoo! Mi Fodo!' Agradeço e seguimos procurando o tal do Mi Fodo. Após andarmos por alguns minutos, achamos um quiosque chamado Mi Foto, ao que finalmente entendemos o que ela queria dizer. Vou até lá e peço o cartão de memória. Tem duas opções, com 32 ou com 64BG. Os dois são caros e a diferença entre eles é pequena. Acabo pagando CLP 32000 - (R$ 192,00) num cartão que custaria no máximo R$ 60,00 aqui no Brasil! Ao pagar, olho para as meninas e digo: 'A mocinha que nos indicou aqui tinha razão! Eu Mi Fodo aqui!' (foi só risada depois).

Caminhamos um pouco, pesquisamos uns tênis, tomamos um delicioso sorvete e depois fomos para o hotel.

Para voltar, usamos os táxis do próprio shopping e gastamos CLP 7000 (R$ 42,00/3=R$ 14,00).

Nesta noite tivemos a companhia de Milton e Vina, que estão fazendo um super tour pelo Chile. Chegaram uns 10 dias antes de nós e partiram de Santiago até o extremo sul do país, parando, conhecendo e turistando em cada lugar. (Acho que devíamos exigir no mínimo que eles fizessem um blog de viagem nos contando tudo, com fotos e relatos!!) Seguindo a dica de nosso colega Rafael, recepcionista do hotel, fomos até a pizzaria Tiramissu. De acordo com ele os preços eram ótimos e a pizza de boa qualidade. Seguimos caminhando até lá por aproximadamente 2 km.

Ao chegar, o lugar estava lotado. Aguardamos uns 20 minutos até podermos entrar. Fiz uma foto do cardápio para ter uma ideia de valores.

A pizza pode ser dividida tranquilamente por duas pessoas e é bem saborosa. Dividi a minha com minha amiga Mônia e pedi um refrigerante. Gastamos aproximadamente CLP 6000 (R$ 36,00).

E assim finalizamos nossa noite entre amigos queridos!

Resumo de hoje:
Uma manhã bem intensa, na vinícola Undurraga. Super recomendo o lugar e, sem dúvida, se um dia voltar na cidade, iria novamente! O City Tour não foi como eu esperava. Gostaria de ter tido maiores explicações histórica dos prédios, do lugar. Foi basicamente uma caminhada para fotos. Acho que neste sentido, podíamos ter aproveitado fazer o Free Walking Tour, que sai da Plaza de Las Armas todos os dias, às 10h00 e às 15h00. Trata-se de um passeio guiado sem um valor específico. Os guias aceitam as gorjetas (propinas) que os turistas doam no final do passeio. O jantar foi bom mas o almoço foi perfeito! Se for a Santiago, faça uma refeição no La Piccola Italia, que não vai se arrepender!