sábado, 9 de março de 2019

DIA 08 - ATACAMA 09/03/2019

Onde:       San Pedro de Atacama - Termas Puritanas
Quem:      Claudia Jak, Maria e Jefferson
Quando:   09/03/2019
Quanto:    R$  412,80 + R$ 200,00 Hostal

Hoje era oficialmente nosso último dia de passeio. Jefferson, que já tinha viajado para cá há alguns anos, nos disse que gostaria muito de fazer novamente o passeio das termas! Ainda tínhamos alguns passeios que gostaria de ter feito, como as 7 Laguna Escondidas ou o Salar de Tara... mas,  quando viajamos em grupo, acho importante levarmos em consideração o desejo uns dos outros! Sendo assim, marcamos para fechar a semana com um passeio mais relax, nas Termas Puritama.

Contratamos novamente com a agência Ccapcha. O custo do transfer foi de CLP 13000 (R$ 78,00) e a entrada nas termas CLP 15000 (R$ 90,00). A vantagem deste passeio, é que não precisamos sair muito cedo; foram nos buscar às 08h00. Hoje tomamos nosso café da manhã numa padaria maravilhosa, que infelizmente não guardei o nome; gastamos em média CLP 4000 (R$ 24,00) pelo café com leite, suco de laranja, pão com manteiga e geleia. Monia teve um desarranjo gastro intestinal esta noite e não dormiu muito bem. Por isso, ela preferiu ficar descansando nesta manhã.

Hoje tivemos um novo guia chamado Davi. Pelo que nos contou, é um jovem com formação em engenharia e trabalhou muito tempo nas minas de cobre do Chile. Logo de cara, percebemos que ele não tinha a menor noção 'turística' e, para piorar tudo, além da caminhonete dele ser extremamente velha e barulhenta, ele dirigia como um louco! Passamos muito medo na estrada, pois o trajeto é cheio de curvas e precipícios. Sempre que ele tentava falar com alguém, ele virava o rosto para a pessoa, perdendo completamente o foco na estrada. Maria e eu ficamos muito nervosas; Jefferson pediu mais de uma vez que ele diminuísse a velocidade mas ele alegava que, como o lugar tinha uma quantidade máxima de turistas para entrar, precisava ir rápido para não corrermos o risco de ficar de fora. Acredito que o trajeto tenha levado uns 40 minutos mas, para nós, isso foi uma eternidade! Quando descemos, Maria e eu olhamos uma para a outra, respiramos fundo e nos abraçamos. O lugar ainda estava fechado e havia uma pequena fila de carros aguardando. Aproveitamos sair de perto, respirar fundo e caminhar para tentar relaxar.

As termas ficam a aproximadamente 30 km de San Pedro, numa altitude de 3.400 metros. Está localizada num grande e impressionante vale, que pode ser visto de um mirante próximo ao portão de entrada.

Após entrar, os carros ficam num estacionamento na parte de cima. As termas são propriedade de um hotel de luxo, Explora Atacama. Como a administração pertence a uma empresa privada, o custo da entrada é uma das taxas mais altas em comparação a outros passeios do Atacama! Do estacionamento até as termas, são uns 500m de declive bem acentuado. Os passageiros precisam descer a pé numa grande ladeira, a não ser que seja hóspede do Hotel Explora, que tem transfer até lá embaixo.

Nas termas há banheiros e vestiários, com armários para guardar os pertences (caso queira usar, leve cadeados).Todos os caminhos no interior das termas são formados por um extenso deck de madeira, que dá acesso a todas as piscinas. Antes de entrar na água, Maria e eu fomos conferir o local.

Ao todo são oito piscinas termais, abastecidas com água do Rio Puritama - um nome indígena que significa águas calientes (águas quentes). É fácil entender porque as águas são naturalmente quentes, já que a região do Atacama possui uma grande atividade vulcânica e, com isso, seu solo é repleto de rochas aquecidas.

A piscina número 01 é fechada para uso exclusivo dos hóspedes do hotel Explora Atacama. As outras 7 piscinas estão liberadas para uso de todos. A temperatura das águas variam entre 28 e 33 graus. Elas se encontram dispostas num terreno em declive, formando pequenas quedas d’água. A temperatura vai diminuindo conforme a água vai descendo, ou seja, a piscina 2 é mais quente que piscina 8.

Jefferson foi o primeiro a entrar.

Na sequência, Maria e eu reunimos coragem para tirar a roupa quentinha, que estava bem confortável para a temperatura do momento, e entrar na água.

Ficamos praticamente todo o tempo na piscina número 2. Havia uma pequena queda d'agua onde aproveitamos para relaxar.

Do meu ponto de vista, a visita às Termas Puritama não estão entre os passeios imperdíveis no Atacama, mas pode ser uma boa opção se você tiver folga no seu cronograma. Uma das maiores vantagem que senti, foi dar uma trégua nas minhas vias respiratórias, que estavam sofrendo demais com o ar seco desses dias!

Outra coisa que percebi é que a água me relaxou de uma forma especial! Consegui encontrar um ponto raso onde deitei, ficando apenas com o rosto para fora. Ali, deitada e olhando para o céu, me senti 100% neste lugar. A temperatura da água aliada a correnteza, relaxou meus músculos em um nível que não conseguia pensar em mais nada. Foi uma boa sensação!

As 12h30 inciamos a subida e voltamos ao estacionamento.

Devido a altitude, a subida é bem custosa de fazer. Tivemos que parar algumas vezes para nos recompor.

Na volta achamos que Davi iria um pouco mais devagar, já que não tínhamos mais 'horário'. Só que não, foi aquele estresse e novamente! Jefferson pediu que ele fosse mais devagar; ele fez cara de quem não gostou muito e diminuiu a velocidade. Chegamos 'bem' ao hostal mas, sinceramente, não desejo isso a ninguém.

Nossa amiga Monia estava muito bem quando chegamos. Fomos almoçar no Café Nativo (gastei CLP 6000 - R$ 36,00) e depois fomos ao centro, comprar alguns presentes para nossos familiares. Sinceramente, senti que estava faltando alguma coisa para terminar bem este dia! Como fiquei decepcionada com o Tour Astronômico que fizemos, pedi a Monia e Maria que me acompanhassem até a agência SPACE (sigla de San Pedro de Atacama Celestial Explorations), para ver em qual língua seria o tour de hoje.

Geralmente há disponíveis passeios em 3 idiomas: espanhol, inglês e francês. Excepcionalmente hoje, seria em português. Ual, nem acreditei! O tour Astronômico, no melhor lugar, em português?!? Fala sério, fechei na hora! CLP 25.000 (R$ 150,00).

Passamos uma tarde tranquila e aproveitamos para descansar. Umas 19h00, seguimos em direção a rua Caracoles, onde tudo acontece! Comi uma empada CLP 1800 (R$ 10,80) e tomei um energético CLP 4000 (R$ 24,00). Às 21h00, seguimos até o ponto de encontro do tour astronômico (esquina da rua Caracoles e Calama). Ali, me despedi de meus companheiros de viagem e entrei num ônibus. Em pouco tempo o pessoal da SPACE fez uma chamada e nos liberou.

O observatório fica a 7 km da cidade de San Pedro. Ao chegar, o motorista coloca os faróis nos mínimos e segue uma estrada com pequenas luminárias, que identificam onde deve estacionar. Danilo, nosso guia, nos recepcionou e se apresentou. Solicitou que desligássemos qualquer luz e o som dos celulares. Na sequência, seguimos a ele até um campo aberto. Ele iniciou uma conversa, nos explicando por que o deserto do Atacama é interessante para um observatório, já que as condições geográficas e climáticas são muito especiais. Além deste deserto ter uma altitude interessante, é também uma área não-polar mais seca do mundo. Além disso, na região de San Pedro de Atacama, só há um pequeno povoado sem prédios, o que ajuda na visibilidade do céu noturno, sem a interferência de luzes artificiais das grandes cidades. O combo Altitude + Baixa umidade + Ausência de poluição + Baixa luminosidade = faz desse pedacinho no norte do Chile ser o sonho de qualquer astrônomo! É um dos melhores lugares do mundo para observar estrelas. Por isso, essa região foi escolhida para a implantação de alguns dos telescópios mais potentes do mundo! Ele nos falou do programa ALMA - sigla de Atacama Large Millimeter/submillimeter Array. Trata-se de um projeto de observação espacial que reúne pesquisadores do mundo todo! Inclusive, dá pra tentar visitar a sede do projeto, no Atacama, fazendo um agendamento prévio.

Na sequência da conversa, somos convidados a observar o céu cheio de estrelas, nebulosas e fomos apresentados a imensa Via Láctea! Danilo nos contou sobre as histórias do céu, os avanços da astronomia e, enquanto falava, apontava para as estrelas e constelações, com um potente laser verde, que parecia chegar até o infinito (semelhante a este da foto abaixo).

web

Ele nos explicou como localizar o cruzeiro do sul, constelações como Órion (as três marias são o cinturão de órion), Aquário, Escorpião, Gêmeos, Touro, etc. Nessa hora, é preciso bastante criatividade a fim de conseguir 'enxergar' os desenhos no céu. Mas, com a ajuda dele através de seu canhão de luz, fica um pouco mais fácil ligar os pontinhos. Para nossa agradável surpresa, num momento que ele estava apontando para um determinado lugar, uma estrela cadente cortou o céu. Todos sorriram e vibraram! Depois de alguns minutos de observação a olho nu, fomos encaminhados aos telescópios da SPACE. (A foto abaixo é do site da SPACE)

Aqui possui o maior parque público de telescópios da América do Sul! São 12 telescópicos imensos. Eles já estavam apontados e focados em diferentes estrelas e nebulosas. Como é período de lua nova, estava perfeito para a observação (aliás, não há tour astronômico no período da lua cheia, já que as estrelas não ficam tão visíveis neste período). Vimos nebulosas coloridas, outras galáxias e muitas estrelas! Tudo parecia tão perto. Há alguns monitores por ali, ajudando a encontrar a atração por trás de cada lente. Eu não tenho uma câmera para captar tudo isso, mas vou compartilhar a foto cedida por Jorge Blanquer, que veio aqui na terça feira, como lembrança magnífica deste dia e lugar!

Logo após, seguimos para a cabana da SPACE a fim de sentar, tomar um chocolate quente e conversar (há banheiro). Danilo sentou no centro da sala e nós em circulo. Ele abriu a oportunidade de fazermos perguntas; alguém questionou sobre a veracidade do horóscopo, o que achei uma excelente pergunta! Danilo nos deu uma explicação maravilhosa. Particularmente, nunca acreditei nessas coisas e, agora, tenho uma explicação racional para isso!

Antes de partir, com muito receio e vergonha, pedi a ele para fazermos uma foto juntos.

O tour completo na SPACE dura entre 2h00 e 3h00. Ao término, voltamos para o ônibus que nos leva para a mesma esquina que saímos, em San Pedro. Desci encantada com um 'universo' de coisas em minha mente e com aquele sentimento que somos uma poeira, nessa vastidão enorme, exatamente como diz o texto de Salmos  8:3,4: 'Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, A lua e as estrelas que formaste, O que é o homem mortal, para que te lembres dele, E o filho do homem, para que cuides dele?'

(A foto abaixo peguei na internet)

E assim, posso dizer, que fechei minha viagem no Deserto do Atacama
com CHAVE DE OURO!

Resumo do dia:
As termas é um passeio relaxante. Do meu ponto de vista, acho que vale a pena ir apenas se tiver muitos dias no deserto. Sobre o pior guia que tivemos em todos os dias - não desejo isso a ninguém! Notei que há muita diferença de preços entre as agências; além da qualidade do carro e da qualificação do guia, vi também que algumas oferecem petiscos neste passeio. Tudo acaba deixando 'transfer' mais caro. O Tour Astronômico na SPACE é imperdível, vale a pena cada centavo e com certeza indico!

Gastos
CLP 4000 Café da manhã
CLP 13000 Transfer Termas Puritama
CLP 15000 Entrada nas Termas (meio período)
CLP 6000 Almoço
CLP 25000 Tour Astronômico - SPACE
CLP 5800 'Jantar'
Total CLP 68800 (R$ 412,80)