sábado, 2 de março de 2019

DIA 01 - PREPARAÇÃO E VIAGEM - 02/03/2019

Onde:       Santiago e San Pedro de Atacama - Chile
Quem:      Claudia Jak, Maria e Jefferson, Monia
Quando:   02 a 11/03/2019

PREPARAÇÃO

Nosso 'aquece' foi marcado no dia 24/02/2019. Neste dia, com grande expectativa, combinamos alguns detalhes da viagem.

Preparar uma mala para temperaturas que variam entre -5 e +35 graus célsius é bem complicado, principalmente quando se tem a intenção de levar apenas uma mochila cargueira (mochilão). Consegui ser bem assertiva, por isso, vou deixar uma listagem aqui em um link, para quem quer ter uma ideia do que levar, caso vá em março para Santiago e Atacama, lembrando que meu estilo é esportista e mochileira - sem requinte nenhum. (O QUE LEVAR)

Envolvi minha mochila com um plástico film e não me arrependi! A mala fica muito mais protegida.

DIA DA VIAGEM

Partimos no dia 02/03/2019 (sábado) às 02h00 de Sorocaba. Apesar de ser carnaval, o trânsito estava tranquilo. Chegamos ao estacionamento VoePark, em Guarulhos, às 03h40. Neste local, há um custo entre 15 e 20 reais por dia e um transfer gratuito para o aeroporto.

Ao chegar no aeroporto os guichês da Latam estavam super confusos. Foram quase 1h30 para atender pouco mais de 8 pessoas a nossa frente, que gesticulavam e gritavam com os atendentes. Percebemos que havia algo errado. Quando chegou nossa vez, fomos informados que nosso voo estava com overbooking, ou seja, devido a vários cancelamentos de voos durante a semana, por causa das chuvas, muitas pessoas foram sendo realocadas para voos que já estavam completos. Com isso, não havia vaga em nosso voo. Fomos encaixados em outra aeronave 2 horas mais tarde. Isso poderia ter sido uma má notícia, não fosse pelo fato que nos resolveu um problema! Como havia comprado minha passagem quase um mês depois deles, não consegui comprar no mesmo voo. No fim das contas, fomos todos juntos e ainda ganhamos um café da manhã grátis. Olha a cara da tristeza!

E para finalizar esta manhã com chave de ouro, ainda tive o privilégio de ir na janelinha!

A viagem de avião em si, era algo super aguardado por mim! Como se o piloto soubesse, se comportou como um verdadeiro guia turístico, nos informando quando passamos sobre a cidade de Mendoza, na Argentina, um lugar que ainda desejo conhecer. Na sequência nos avisou que estávamos prestes a iniciar nossa passagem sobre a cordilheira, que é linda! Pretendo vê-la novamente completamente coberta com neve.

Ao chegarmos no aeroporto, verificamos a cotação do CLP, que estava bem baixa (164 por real). Compramos o ticket para o ônibus,  no valor de CLP 1800 (R$ 10,80), opção mais econômica, e saímos pelo portão 4. No entanto, nos assustamos com a fila quilométrica para do busão, de forma que voltamos no guichê e pedimos nosso dinheiro de volta. (Coloquei aqui abaixo a imagem dos pontos de ônibus e metrô para facilitar quem precisar).

Uber não é liberado aqui no Chile, portanto, se alguém precisar pedir, é necessário sair do aeroporto, andar alguns quilômetros após chamar. Decidimos pegar um táxi no valor de CLP 22.000 (R$ 132,00 / 4 = 33 por pessoa), apesar de termos lido maus relatos sobre os taxistas daqui, através das redes sociais. Sr. Rogélio nos abordou e fechamos com ele que foi muito correto e educado. Fiz questão de indicá-lo no grupo de facebook (Brasileiros em Santiago - Chile) e o faço novamente aqui! Contratamos ele tanto para ir ao hotel quanto para voltar ao aeroporto.

Ao chegar no Hotel Nogales, nos foi solicitado um valor caução de CLP 35.000 ou U$ 100,00 (aproximadamente R$ 210,00). Eles disseram que é para o caso de avarias no quarto, como por exemplo, estragar lençóis ou toalhas.

Após o check in, fomos comer algo na esquina ali pertinho. Pedimos um suco de abacaxi (piña), que estava maravilhoso, e um lanche de presunto e queijo (queso com jamón).

Após, seguimos a pé em direção ao shopping Costaneira. Nosso hotel fica no bairro Providência, um lugar muito limpo, bonito e arborizado. Lembra o bairro de Jardins, em São Paulo.

No caminho, passamos por uma casa de câmbio com um bom preço (175 por real), por isso, decidi trocar meu dinheiro. (Casa de câmbio More - Rua Suécia - ao lado do restaurante giratório)

Com dinheiro devidamente trocado, seguimos para o shopping. É fácil chegar até lá, já que o arranha-céu com 300m de altura, sendo o mais alto da América Latina, é visível de quase toda Santiago.

Na frente do shopping há um grande estacionamento de bike's. Todas estavam protegidas com um simples cadeado e o que nos chamou atenção é que algumas bike's eram de excelente qualidade! Infelizmente não podemos fazer o mesmo no Brasil.

Ao entrar é necessário descer um andar (ou baixar o nível, como dizem os chilenos) para chegar a recepção do SKY. Ali compramos nossos ingressos no valor de CLP 15000 ( R$ 90,00) para acessar os últimos andares.

Entramos num grande elevador que sobe e desce a cada 10 minutos. Subimos rapidamente mais de 60 andares, sentindo até uma forte pressão em nossos ouvidos, anunciando uma diferença brusca de altitude.

O visual aqui de cima é maravilhoso! Imagino que quando a cordilheira está com neve deve ser ainda mais bonito.

Após a visita ao 'miradouro', descemos ao shopping localizados entre os andares 1º e 5º e compramos um chip da WOM, ao custo de CLP 7000 (R$ 42,00), com whats app ilimitado e 3 GB de internet. Infelizmente a moça que nos vendeu não habilitou nossas linhas. Ficamos sem internet até voltarmos a outra loja e, uma outra pessoa mais competente, fazer a solicitação para nós. O whats app funcionou perfeitamente, desde o momento que colocamos o chip. Aproveitamos que estávamos no shopping e procuramos um tênis de trekking para nossa  amiga Mônia. Os preços estavam semelhantes aos do Brasil, por isso ela não comprou.

Saindo do shopping, seguimos por algumas ruas procurando um bom lugar para jantar. Chegamos a uma pequena vila que era uma belezinha!

Aqui encontramos um restaurante chamado Baco, com culinária francesa. Pedimos uma lasanha que estava simplesmente divinal!

No restaurante gastamos aproximadamente CLP 14.000 (R$ 84,00) por uma refeição acompanhada de delicioso vinho!

Após a refeição seguimos a pé ao nosso hotel.

Durante a tarde, fiz contato com a agência Valle Turismo (+56 9 9515-9508) onde fui atendida por uma brasileira. Contratamos para o dia seguinte uma visita na Vinícola Undurraga (CLP 27000 ou R$ 162,00). Decidimos visitar Undurraga ao invés de Conha y Toro, devido ao que todos dizem aqui no Chile. Concha é a mais famosa, no entanto, Undurraga é a mais completa, com visita aos parreirais, explicação sobre a produção de vinhos e por último uma degustação onde somos presenteados com uma linda taça, com o nome da vinícola, e um vinho. Fechamos também, no período da tarde, um City tour guiado com a mesma agência, no valor  de CLP 20000, gastando um total de CLP 57000 (R$ 342,00 - uma fortuna por sinal). Acho que se tivéssemos avaliado melhor, teríamos feito apenas a vinícola com eles e o city tour por nossa conta.

Resumo do dia:
Nossa viagem foi perfeita, tudo ocorreu de uma forma muito harmoniosa e tranquila! Achamos todos os preços aqui muito altos e começamos a nos preocupar com os gastos que teríamos.

Seguem os custos deste dia: