terça-feira, 27 de dezembro de 2011

PORTUGAL - KAU & FI - GUIMARÃES E BRAGA - 27/12/2011

Acordamos novamente na hora em que o corpo pediu... é tão bom acordar assim, descansada e feliz! Repetimos a nossa rotina diária de café da manhã na cama com pão de ló, queijo e chocolate quente... como isso é bom! Meu Deus, como vou sobreviver depois disso, sem Filipe, sem café na cama, sem Portugal, sem pão de ló com queijo? Simplesmente não sei a resposta e não quero pensar nisso agora... não hoje! Ainda tenho mais 6 dias pela frente e espero poder curtir cada minuto, da melhor forma possível!

Hoje voltaremos novamente a Guimarães, para visitar o Monte da Penha, o ponto mais alto da cidade. Filipe já me avisou que teremos surpresa na subida. Chegamos a Guimarães e ele estaciona o carro em um lugar amplo, com muitas vagas. Descemos do carro e, quando olho em volta, descubro qual era a surpresa.



De acordo com meu guia, o teleférico de Guimarães foi o primeiro em Portugal e está ativo desde 1995. Ele faz o transporte entre a cidade de Guimarães e a Montanha da Penha, proporcionando uma viagem de 1,7 km, vencendo uma altitude de 400m em apenas 10 minutos. No ponto mais alto da área urbana de Guimarães, encontra-se um extraordinário local de culto de Portugal - o Santuário de Nossa Senhora do Carmo da Penha. O mirante permite alcançar vistas magníficas, que podem estender-se até ao oceano. Há também restaurantes, hotel, bares, campo de mini-golfe, circuito de ciclo-cross, rotas pedestres e um magnífico parque de campismo, que extasiam os milhares de visitantes anuais. 




Ao chegar lá em cima, nos localizamos e seguimos até o Santuário. O caminho é lindíssimo, rodeado de muita vegetação e grandes pedras.



Santuário da Penha: As obras do arquiteto Marques da Silva, se iniciaram em 1930. Foi construído quase em sua totalidade com granitos da região, com o objetivo de integrar o ambiente que o rodeia. As suas linhas, modernas para a altura, não seguem as formas tradicionais e integram ao estilo 'Art Deco', da década de 30. O local sofreu um incêndio em 1939, onde foram destruídos a imagem da N. Senhora da Conceição e a talha que guarnecia o Altar Mor, atrasando sua finalização. A inauguração ocorreu apenas em 1947, sem a presença do arquiteto que havia falecido 3 meses antes. 

Achei o local lindo e o céu estava perfeito... a claridade, o sol, tudo pedia fotos neste dia... e foi isso que fizemos!




Seguimos para o mirante, igualmente belo! Com o dia claro é possível ver a linha do horizonte no mar. Um espetáculo!


E é claro que eu tive de agradecê-lo pelo primeiro passeio do dia...



Daqui, seguimos para outro ponto turístico famoso, só que agora, fomos para a cidade de Braga.

Santuário do Sameiro - É um santuário mariano localizado no cume de uma montanha. Sua construção se iniciou em 1863 e foi concluída apenas no século XX. Destaca-se por seu interior, altar-mor em granito branco polido e sacrário de prata.                                                                         Em frente ao templo, ergue-se uma imponente escadaria e no topo levantam-se dois altos pilares. 


A visão lá de cima é inexplicavelmente linda! Que paz...





Na sequência, seguimos para outro santuário da cidade. 

Bom Jesus de Braga - Localizado na freguesia de Tenões, este santuário dedicado ao Sr. Bom Jesus constitui-se um conjunto arquitetônico-paisagístico magnífico. Possui em sua entrada um escadório com 500 degraus onde acontece, anualmente, a peregrinação e via sacra. A escadaria, além de representar a via crucis, também tem representado os cinco sentidos (tato, olfato, visão, audição e paladar) por diferente fontes e, para terminar, as três virtudes teológicas: fé, esperança e caridade. 



Virtudes
Para chegar ao alto da montanha, há um tipo de elevador com sistema funicular, que leva os devotos e turistas, mas também é possível chegar de carro. 


Decidimos subir de carro mesmo e acho que foi uma ótima ideia! Além da estrada ser muito bonita, entre o estacionamento e a igreja, há um parque lindíssimo, com lagoa, pontes e pedras incríveis... lugar perfeitos para se fazer muitas fotos!






Bem próximo a igreja, do lado direito, há uma belíssima gruta, com várias estalactites e estalagmites enfeitando-a. 




Contornamos a igreja e paramos em sua frente... Filipe me disse que durante a primavera as flores deixam o local ainda mais bonito!



Do lado esquerdo do santuário há umas estátuas, em tamanho real, que são de arrepiar! Remontam o momento da 'crucificação' de Cristo. 


Descemos as escadarias, para fazer umas fotos do cartão postal de Braga! 



Para voltar, Filipe queria me levar no colo. É claro que jamais aceitaria! Para dissuadi-lo da ideia, o convidei a apostar uma pequena corrida... ele aceitou, mas não largou minhas mãos. Subimos correndo os 500 degraus, sem parar, do início ao fim. Chegamos com muito calor. Tive até que tirar as blusas que vestia no momento. 

Entramos rapidamente para conferir o interno da igreja e seguimos. 



A via crucis é concluída nesta praça octogonal, onde tem três capelas representando as últimas atividades de Jesus na terra.  



Daqui, fomos dar uma voltinha no shopping de Braga. Entramos na Fnac, pego um guia de Portugal e leio sobre os lugares que tínhamos passado hoje. Caminhamos romanticamente, abraçados e de mãos dadas até que Filipe encontra-se com alguém conhecido. Eles se cumprimentam animadamente e eu não tenho ideia do que deveria fazer, por isso, apenas sorrio e aceno. Tento soltar a minha mão da dele, que segura forte e não permite. Ao me apresentar, quase morro do coração, pois ele diz: 'Esta aqui é a minha esposa, Claudia!' O rapaz estende a mão e me cumprimenta. Confesso que, apesar do susto inicial, também me senti muito orgulhosa. Tinha muito medo de situações como esta, mas ele está me dando tantas garantias, tantas certezas... isso só aumenta mais ainda meu amor por ele... 

Jantamos uma sopa deliciosa no shopping mas não tenho fotos, pois estava tímida, rs.

Voltamos para o nosso lar, sim, já me sinto em casa aqui... e colocamos mais um filminho para assistir, bem agarradinhos.

Obrigada vida...


Nenhum comentário:

Postar um comentário