segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

PORTUGAL - KAU & FI - GUIMARÃES - 26/12/2011

Hoje, quando acordei, senti que estava mais frio que ontem e, enquanto o Filipe fazia nosso café da manhã, fui dar uma espiada na janela. Pude observar a geada que precipitou durante a noite.

Mas hoje não haveria problemas pois sairíamos de carro e, devido a isso, poderia levar todas as roupas de frio que havia trazido.

Nosso convívio é impressionante, pois parece que nos conhecemos a uma vida inteira! Pode parecer precipitado mas, quando penso que logo terei que ir embora, meu coração fica completamente partido... Ontem a noite, Filipe começou a dizer que quer se casar comigo... achei engraçado, pois ele estava mesmo levando isso a sério! Ele sugeriu até que passássemos em um cartório hoje, para ver se era possível nos casar. Neste momento, fico muito séria, e lhe digo que preciso voltar ao Brasil. Percebi que ele ficou triste e logo mudamos de assunto.

A programação para hoje era seguir para a cidade de Guimarães, a 40 km daqui. Filipe fez exatamente o caminho que costuma fazer diariamente para o trabalho. Fiquei 'boba' por ver a distância e dificuldade que ele sofre todos os dias, para ir de bike trabalhar. Eu já tinha uma grande admiração por este feito, mas depois que fizemos o caminho, passei a admirá-lo ainda mais! Passamos em frente a Escola de São Torcato, onde trabalha, e seguimos para a praça desta freguesia, onde localiza-se o Mosteiro de São Torcato. Filipe estacionou o carro e saímos para dar uma volta por ali e fazer umas fotos. Novamente digo a ele que, se quiser, podemos andar como 'amigos', afinal, quase todos por aqui o conhecem e poderiam 'encher' a cabeça de seus filhos... Mas, ele me agarra no meio da praça e me dá um beijo. Novamente repete que 'sou sua mulher' e que não deve nada para ninguém.

De acordo com o guia que ganhei de presente do Filipe, S. Torcato é uma pequena vila e fica a 6 km de Guimarães. Possui um vasto patrimônio histórico-cultural, onde nota-se uma grande harmonia entre a Terra, o Homem e o Rio, sempre interligados por caminhos com Histórias que procura-se recuperar e preservar. A localidade oferece, além do belo Santuário granítico, um belo parque envolvente, um Museu Etnográfico de Arte Sacra, a Capela da Fonte do Santo (local onde S. Torcato teria sido martirizado no ano de 715), restaurantes entre outras opções.
www.guimaraesturismo.com

Mosteiro de S. Torcato - O projeto inicial teve início em 1868, séc. XIX, e uma particularidade muito interessante é sua técnica de construção em granito. Sua arquitetura, possui elementos com inspirações góticas, romântica e neoclássicas. No seu interior, encontra-se enterrado o corpo de um dos primeiros evangelizadores da Península Ibérica, do século VIII, São Torcato.

Parque de S. Torcato - o parque, com aproximadamente 3 hectares, possui uma fauna e flora diversificada. Com um pouco de sorte poderá encontrar coelhos, esquilo, lontra, perdiz, javali, raposa, aves rapina, cuco canoro, entre outros animais e aves. Possui um lago artificial na parte central que conta também com pedalinhos, barcos de passeio e uma pista de caminhada. Um lugar simplesmente perfeito que nos permite fazer muitas fotos lindíssimas!

A seguir, como ele sabe da minha paixão por sítio arqueológicos, me levou para conhecer um que fica a 15 km de Guimarães.

Citânia dos Briteiros trata-se de um sítio datado da Idade do Bronze / Ferro (1000 A.C - 300 D.C). Há vestígios que o local permaneceu habitado durante a ocupação românica, da península ibérica, e provavelmente foi abandonado no séc. III. As ruínas foram descobertas em 1875, por Martins Sarmento. Em consequência dos sucessivos trabalhos, hoje é possível observar uma extensa área de ruínas. Apesar disso, acredita-se que ainda há muitos segredos e valiosas informações científicas neste subsolo. Muitos objetos que já foram encontrados como elementos arquitetônicos, fragmentos de olaria e peças metálicas, estão hoje disponíveis para visualização no Museu da Cultura Castreja.

Assim que entramos, já fico encantada com tudo o que vejo!

Para a visitação, recebemos um mapa muito especial nomeado 'visita virtual', que além de nos localizar, nos dá ideias do que seriam cada fragmento destas ruínas...

'Neste ponto, poderá observar um tanque que, podemos imaginar, servia de bebedouro, nos dias mais quentes. Prosseguia para o nordeste, encostado ao sopé da acrópole, em cujo extremo terminava. Pode-se observar também, que ao longo dessa rua há um duto que levava água de uma fonte, hoje seca, até o balneário e também servia os quarteirões da ala leste.'

Sobre sua localização, o guia comenta ser muito estratégica e privilegiada, pois está a meia distância entre a orla marítima e as montanhas interiores, bem como a meio caminho entre dois rios.

Filipe já havia passado aqui muitas vezes e, quando me disse que achava que isso aqui era 'um monte de pedras', faço um belo discurso sobre história, gerações, evoluções, etc., mostrando a ele a importância de ruínas como essas para entendermos nosso passado e justificarmos nosso futuro. Conforme lemos o mapa ele mesmo se espanta por descobrir tanto, em meio a estes 'monte de pedras'. Recebo até um prêmio por fazê-lo entender tudo isso... rs

Ao sairmos, noto as folhas caídas e contemplo a beleza bucólica que o inverno nos proporciona...

Na sequência, fomos visitar uma das 7 maravilhas de Portugal. Localizado na parte central, do antigo Centro Histórico de Guimarães, temos a beleza singular de um belo castelo.

De acordo com a história do país, D. Afonso Henriques, o primeiro Rei de Portugal, escolheu esta antiga cidade romana como capital do Reino de Portugal, após sua vitória na Batalha de São Mamede, em 1.128. Conhecida como 'Berço da Nação', Guimarães é um local fascinante, com seu belíssimo e imponente castelo, localizado no centro histórico e medieval, da cidade.

Castelo de Guimarães - Embora esteja simbolicamente associado a fundação de Portugal, sua construção é anterior e atribuída a condessa Mumadona, ao final do séc. X. Provavelmente neste castelo, nasceu o primeiro Rei de Portugal, D. Afonso Henriques, que nele residiu. Em 1389, após um longo confronto com Castela, foram executadas obras de reforço defensivo na cidade, que passou a designar-se Guimarães. Estrategicamente localizado, domina o centro histórico no alto de uma colina. Com uma extensa muralha, que possui 8 torres, delimita um pátio em seu interior, cujo centro se eleva a Torre Mensagem, com 27m de altura.

A parte que mais gostei, foi a passagem para a Torre da Mensagem...

Percorrer o castelo foi como percorrer uma longa história de realezas, batalhas, vitórias e derrotas... Fui elevada a um estágio mental surreal, difícil de explicar. Dentro de um castelo, com meu príncipe encantado, feliz da vida... e para completar esta incrível visita, fui até um pequeno espaço na muralha, e sou 'convidada' pelo universo a contemplar um magnífico pôr do sol, ao lado da melhor pessoa...

Bem ao lado do Castelo, encontra-se os Paços dos Duques de Bragança. Construído no século XV, pelo primeiro Duque de Bragança, este edifício acabou por ser abandonado e cair em ruína. Foi restaurado durante a ditadura de Salazar. O museu e as salas principais, abrigam belas peças de mobiliário renascentista, soberbas tapeçarias flamengas e tapetes persas. Por sorte, chegamos uns 30 minutos antes de fechar e conseguimos visitar!

Estátua de D. Afonso Henriques
Daqui, seguimos nos embrenhando pelas ruelas do centro histórico completamente vazias, devido ao frio.

E, de repente, sou surpreendida pelo magnífico Largo das Oliveiras! O lugar já é maravilhoso normalmente... mas estamos a um dia do natal e, por isso, tudo encontra-se colorido... foi incrível! Acho que devo ter permanecido um bom tempo com a boca aberta...

Amei! Simplesmente amei tudo o que vi... Lembro-me que fiquei parada, sem conseguir me mexer... nem o frio absurdo estava me incomodando.

Seguimos por mais algumas ruas e vielas e saímos em mais uma praça lindíssima, Praça do Toral. Aqui possui vestígios das muralhas que envolviam a cidade, provavelmente do séc. X. Esta praça também era muito importante, pois era aqui que faziam-se negócios no passado... a praça do comércio.

Já havia passado muito tempo, desde nossa última refeição. Por isso, estávamos com fome. Aproveitamos para dar uma passada em uma 'pastelaria' para que eu experimentasse o verdadeiro pastel de nata (pastelzinho de belém que, aqui em Portugal, só é chamado assim na Casa de Belém, em Lisboa)

E por hoje os passeios acabaram. Voltamos para a casa de Filipe, comemos mais uma sopa deliciosa e nos aninhamos na cama para assistir um filminho, namorar e curtir.

Dormi feito um anjo, após mais um dia perfeito em minha vida...