domingo, 25 de dezembro de 2011

PORTUGAL - KAU & FI - FAMALICÃO E PÓVOA DE VARZIN - 25/12/2011

Hoje, ao acordar, parecia que tinha sonhado profundamente com tudo o que havia acontecido... mas o cheiro, a pessoa e as lembranças, eram todas reais. Quando abro os olhos, observo que ele já estava acordado olhando pra mim... sou coberta de beijos. Ele me pede para ficar aqui, enquanto vai preparar o nosso café da manhã. Após alguns minutos, ele volta com uma bandeja nas mãos, duas xícaras imensas de chocolate quente, fatias de pão de ló, um tipo de bolo magnífico, e um queijo inexplicavelmente bom... 

Após nosso maravilhoso café na cama, nos arrumamos para sair pedalar nas ciclovias. Ele diz que não devemos ter pressa porque está muito frio, lá fora... por isso, é melhor que saiamos umas  10h30, pois o sol estará mais quente. 

Calço minha sapatilha nova, que ganhei de presente, e partimos. 



As ciclovias da cidade são bem diferente das que estou acostumada. Aqui, são antigos 'trilhos' de trem e não são pavimentadas


As paisagens são inexplicavelmente lindas! Muita plantação de uva, grandes pastos verdinhos e outros tipos de vegetação. 


Estou morrendo de medo de cair, com os novos pedais e sapatilha clipada (meu pé está preso aos pedais. Para tirá-los, preciso me lembrar de girar os pés). E, para ajudar, aqui chove muito no inverno e, devido a isso, a ciclovia estava com muitos buracos. 



De repente, a roda de minha bike passou a fazer uns barulhos. Filipe constatou que era problemas no rolamento. Mas, decidimos continuar o passeio mesmo assim. 





No meio do passeio, passamos por uma placa indicativa do Caminho de Santiago. Achei o máximo, por isso, decidimos parar e fotografar. 


Encontrei também, uma seta indicativa do camiño. 


Após alguns quilômetros, decidimos parar para comer umas barrinhas de cereal. O Filipe riu porque eu disse a ele: 'Vamos até ali que tem sombra', ao que me respondeu: 'Você está com calor?', 'Não... na verdade me sinto bem.' Ai, compreendo o motivo de sua risada. Estou bem por causa do sol... não estamos no Brasil, que se faz necessário fugir do sol, aqui na Europa, principalmente no inverno, nós buscamos ele, não fugimos dele.

Após a barrinha de cereal, ainda ganhei um 'beijinho' antes de voltar a pedalar, rs.


Em seguida, após uma subidinha, vimos algumas laranjeiras na beira da estrada. Aproveitamos para comer algumas frutas. É claro que, Filipe descascava e me dava na boca...



Eu estava até ficando feliz, pois já tinha pedalado bastante e ainda não tinha caído. Mas, quando chegamos no asfalto, paramos numa fonte e combinamos de parar, para reabastecer de água. Nesta hora, girei o pé direito e desclipei mas, a bike pendeu para o lado esquerdo, que não teve tempo de desclipar... primeiro tombo. 



Filipe ficou apavorado e veio conferir se tudo estava no lugar... após acalmá-lo, convenci-o de fazer a minha foto caída... 

Algo muito legal por aqui, é que não precisamos carregar muita água, pois existem várias fontes pela cidade. Depois de reabastecer, seguimos em frente. 


Na sequência passamos a subir muito. Ele disse que tinha uma surpresa, para mim. Chegamos ao Monte São Felix, em Póvoa de Varzin. Trata-se de um monte religioso de culto ancestral onde anualmente acontece uma das maiores manifestações de cunho religioso da cidade. É comum, a peregrinação a Nossa Sra. da Saúde, reunir em torno de 30 mil devotos. O lugar é simplesmente fantástico!



Ao fundo é possível avistar o mar... incrível mesmo!


Mas, como era bem alto, estava um frio de congelar... acho que dá para perceber nesta foto que ele fez de mim...








Aqui o sol se poe cedo, umas 17 hrs, no máximo. Por isso, conforme o sol ia baixando, a temperatura ia também despencando. Foi a hora de abaixar a cabeça e pedalar com vontade, em direção a Famalicão, cidade onde Filipe mora. 



Hoje Filipe fez uma sopa de legumes, simplesmente, deliciosa! É claro que pude comer na cama, novamente. E, após este dia delicioso, pudemos aproveitar muito da companhia um do outro para descansar e namorar mais um pouquinho...


Amanhã os planos é passear de carro, até Guimarães, cidade onde Filipe trabalha. 

Terceiro dia em Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário