quarta-feira, 19 de maio de 2010

VIAGEM A EUROPA - VERONA, SIRMIONE E MILÃO - 19/05/2010

Hoje partimos da linda Veneza. Nossos próximos destinos serão: Verona, Sirmione e Milão. A viagem até Verona foi rápida, levou apenas uma hora. 




___________________________________________________________________________________

Verona

Cidade italiana pertencente a região de Veneto, banhada pelo Rio Adige. Declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, devido sua estrutura urbana e arquitetônica, possui vários monumentos que merecem uma visita:
  • Anfiteatro romano
  • Catedral Gótica século X
  • Palácios Palazzo del Consiglio
  • Castel Vecchio
  • Ponte Scaligero 
Além disso, da região de Verona provêm o famoso Prosecco, vinho espumante muito apreciado em todo mundo. 
______________________________________________________

Logo que chegamos, nosso ônibus atravessou uma das maravilhosas pontes sobre o rio Adige. 



Descemos bem próximo ao famoso anfiteatro romano. Enquanto aguardávamos a todos, um desses artistas de rua decidiu me 'pegar para Cristo'. Me chamou, pediu que colocasse meu nome em seu caderninho, depois fazia mímicas como quem queria saber meu telefone... de repente, virou para a platéia, se despediu e passou a me puxar como se estivéssemos indo embora juntos... foi um mico bem divertido! Acho acabei sendo a 'atração' na entrada da cidade. 




___________________________________________________________________________________

Anfiteatro Romano

A Arena de Verona é muito conhecida por suas monumentais produções de ópera, que nela são realizadas. É uma estrutura, do seu tipo, que melhor encontra-se conservada.

Infelizmente, as fontes escritas sobre sua inauguração dificultam a atribuição de uma data certa, para sua construção. Diversos estudos estabelecem datas muito diferentes mas acredita-se que possa ter sido construída entre o século I e III. 
______________________________________________________

Me senti visitando o 'primo' do coliseu! É mesmo uma construção muito bonita e bem preservada!






Seguimos caminhando pelas divertidas ruas e vielas da cidade. Logo chegamos a famosa Piazza Delle Erbe.

______________________________________________________

Praça Delle Erbe

A 'Praça das Ervas' é assim chamada porque, na idade média, havia um mercado de ervas na parte central. Hoje é cercada por lindos prédios históricos como a Torre dei Lamberti, a prefeitura, a Casa dei Giudici e o Palazzo Maffei. É um lugar bem movimentado com muitos souvenir's, café e a fonte chamada 'A Madonna de Verona'. 
______________________________________________________








Um lugar muito aguardado por mim, era a 'Casa de Julieta'. Acredito que todos, em algum momento, já foram envolvidos por uma das mais famosas histórias de Shakspeare.
______________________________________________________

Casa di Giulietta

A famosa casa localiza-se a apenas um quarteirão da Piazza delle Erbe e é o local mais visitado de Verona. Não se sabe se a história realmente existiu ou foi apenas uma criação do escritor inglês William Shakerspeare. Mesmo quem não acredita, não resiste a curiosidade de conhecer o famoso balcão, onde Julieta trocava juras de amor com seu amado Romeu. Em seu pequeno pátio, sempre cheio de turistas, há uma estátua em bronze de Julieta, que é a escultura mais fotografada em Verona. A visita ao pátio é gratuita. 
______________________________________________________

Quando vi a placa indicando a famosa casa, senti um 'frio na barriga'. Há um pequeno túnel entre a rua e o pátio interno... ali, há muitos recadinhos colados na parede. Não compreendi o que era até algum tempo depois assistir o delicioso filme 'Cartas para Julieta'. Amei o filme e compreendi o que eram os tais recadinhos. (PS. se também não souber, assista o filme! Vale a pena...) 




Ao entrar, olhei para cima e logo avistei o famoso balcão! Fitei-o durante alguns segundos, repassando algumas famosas frases de Romeu, endereçadas a Julieta:

"Mas qual luz abre a sombra deste balcão? 
Eis o oriente é Julieta, e o sol!
Oh, minha mulher e o meu amor!"




E aqui está minha querida amiga Julieta. Acredito no amor, exatamente como você também acreditou!



Maravilhados com a visita, seguimos novamente para o ônibus a fim de continuarmos nossa viagem, desta vez, até a cidade de Sirmione. 

Sinceramente, nunca ouvira falar nesta cidade... A viagem foi bem rápida e chegamos ao que posso descrever como um verdadeiro 'paraíso'!
______________________________________________________

Sirmione

Às margens do grande Lago de Garda, na Lombardia, a pitoresca península de Sirmione já era admirada por sua beleza desde os tempos antigos, quando romanos ricos construíram suas moradias em suas extremidades. No extenso parque arqueológico, estão as ruínas de uma vila romana. O principal marco histórico é a Grotte di Catullo, onde acredita-se ter vivido em 55 A.C. o poeta Gaius Valerius Catullo, que dedicou seus poemas à cidade que chamou de 'A joia de todas as penínsulas'. 
______________________________________________________

A cidade é perfeita! As cores, as casas, enfim, todo canto era um lugar em que meus olhos passavam e viam uma fotografia maravilhosa!



______________________________________________________

Castelo Scaligero

O grande marco da cidade de Sirmione é o Castelo Scaligero, que liga a longa e estreita cidade ao continente, através de uma ponte levadiça. Cercado de água, o castelo é uma fortaleza medieval construída no século XII por Leonardino Della Scala, também conhecido como Mastino I. É um dos castelos mais bem preservados da Itália. 
______________________________________________________


O castelo em meio aquela água cristalina é simplesmente perfeito! É impossível estar neste lugar e não suspirar de emoção. 







Já estávamos famintos, pois era hora do almoço. Escolhemos um pequeno restaurante, que também servia lanches. Particularmente, estava cansada de comer massas. Por isso, pedi ao garçom: 'Voglio riso con sale, proprio questo e una carne' (Eu quero arroz com sal, apenas isso, e uma carne). Foi mesmo difícil para ele aceitar que comeria o arroz, apenas com sal. Lá se tem o costume de colocar manteiga no arroz, chamam isso de risoto. Ele teimou bastante comigo, mas aceitou fazer como pedi... foi bem engraçado pois, quando trouxe o prato, ficou parado ao meu lado para ver se eu realmente conseguiria comer. Eu colocava na boca e fazia: 'hummmmm'! Ele saiu de perto rindo. Comentei com meus pais que faltava feijão...



Hoje o pai estava muito cansado. Por isso, decidiu permanecer no restaurante enquanto mãe e eu passeávamos pelo castelo. É difícil expressar o que se sente em relação a um lugar tão lindo!















Esses patinhos são uma graça... são tão mansos! Fui chegando cada vez mais perto e eles sequer faziam menção de fugir. Até me olhavam com certa curiosidade, de quem procura algo para comer. 





Até os passarinhos são mansos, por aqui. 


Não queria ir embora, não mesmo... mas era preciso! Após nos 'despedirmos', sai com aquela sensação de ter visto o lugar mais lindo, de toda minha vida!

Na sequência, seguimos para Milão. A viagem foi um pouco mais longa e assim que chegamos estranhamos a grande movimentação típica de uma grande cidade.
______________________________________________________

Milão

Milano é uma cidade encantadora! Possui um passado fascinante revelado por meio de seus magníficos monumentos, palácios, museus e belas igrejas, o que seria razão suficiente para qualquer um querer conhecê-la. No entanto, mais do que isso, Milão é considerada a Capital da Moda e do Design. Aqui são feitos os maiores desfiles e eventos do mundo fashion. Na parte central, localiza-se o Quadrilátero D'oro, que trata-se de quatro ruas que ditam as atuais tendências da moda. A metrópole é moderna e, como não poderia deixar de ser, muitas vezes caótica. 

Catedral Duomo

Ponto turístico mais visitado em Milão, Duomo é a maior catedral da Italia e uma das mais belas em Estilo Gótico do mundo. Apoiado pelo Duque Gean Galeazzo Visconti, sua construção foi iniciada em 1386 e concluída apenas em 1965, levando 400 anos para ser finalizada. Tal obra reflete apropriadamente a criatividade e ambição da cidade. Do solo ao teto são 45 metros, sustentado por 40 colunas revestidas em mármore. A penumbra, do interior, dá destaques aos vitrais que contam histórias de santos e profetas. Há uma escada, na lateral da catedral, que dá acesso ao telhado de mármore, onde é possível ter uma visão panorâmica da cidade. 
______________________________________________________

Foi uma grande emoção chegar na Piazza Duomo. A catedral e a galeria são fenômenos em engenharia e arquitetura! É possível passar várias horas caminhando e admirando, apenas o lado de fora. Para seu interior, guarde alguma energia, pois terá muito para apreciar!




E aqui os famosos pombos 'fazem a festa'. 

______________________________________________________

Galleria Vittorio Emanuele

Decorada com afrescos e muitos detalhes nas paredes, a galeria mistura a antiga arquitetura com a elegância de grifes famosas que ocupam suas lojas. É considerado um dos shopping's mais antigo do mundo. 

O nome Vittorio Emanuele foi uma homenagem ao primeiro rei da Italia. O projeto de construção se deu entre 1865 e 1877, pelo arquiteto Giuseppe Mengoni. O que achei curiosamente trágico foi a sua morte, que se deu após cair sobre si a cúpula da galeria, enquanto fazia uma inspeção, quase no final da obra. No entanto, segundo rumores, ele teria se suicidado devido as críticas e por sentir-se decepcionado, após o rei Vittorio Emanuele II ter recusado visitar a obra. O que Giuseppe não sabia é que, a razão para o rei não ter ido, era uma doença que ceifaria a vida do rei apenas 10 dias após a trágica morte de Giuseppe. 
______________________________________________________

A galeria é magnífica! Pena que estávamos tão cansados e não tínhamos 'pique' para andar em todos os lugares que gostaríamos.  




Após a visita na parte central, fomos para o hotel AC Milano, que é maravilhoso! Hoje eu precisava muito descansar por isso, tomei um banho e fui dormir bem cedo. Meus pais tiveram um jantar 'romântico', sem a minha presença a 'tira colo'. 


Olha o detalhe do sabonete, do hotel. 


A carinha de cansado diz tudo. 


E assim terminou mais um dia muito especial, em solo italiano... 

Obrigada vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário