sexta-feira, 21 de maio de 2010

VIAGEM A EUROPA - SUÍÇA A PARIS, FRANÇA - 21/05/2010

Hoje tivemos um dia cansativo pois percorremos mais de 600 km por quase 8 horas, de Lucerna/Suíça a Paris/França. O jeito foi tentar se acomodar no ônibus, dentro do possível, e descansar. 




Apesar disso, nos distraímos com as belas paisagens do novo país. A região de Bourgone, por exemplo, famosa pela qualidade de seus vinhos, tem grandes trechos com plantações de uvas, além de outras plantações. 



Chegamos a Paris no final da tarde,  próximo às 17h00. 
___________________________________________________________________________________

Paris

Notório pedaço da história da França e dos países europeus, destino cobiçado para o currículo de muitos turistas estrangeiros. Não é por acaso uma das cidades mais visitadas no mundo.  Arquitetura, palácios, museus, parques e muita história impressionam. A primeira impressão que se tem, aqui em Paris, é que tudo o que há é demais para ser visto, não cabe nos olhos, porque para qualquer lado que se dirija o olhar, há algo que nos captura pela perplexidade diante do belo. Há de se calibrar frequentemente o olhar, enquanto se anda pelas ruas da cidade, para que nada passe despercebido. 

Devido a ter uma posição privilegiada numa encruzilhada de itinerários comerciais, terrestres e fluviais, no coração de uma rica região agrícola, tornou-se rapidamente uma das principais cidades da francesa beneficiada com palácios reais, ricas abadias e uma catedral. Ao longo do século XII, tornou-se um dos primeiros focos europeus do ensino e da arte. 

Vista de cima, é possível admirá-la ainda mais pelas regras restritas de urbanismo, em particular, limites da altura dos imóveis. O alinhamento ao longo de avenidas, ladeada de árvores e fachadas ritmadas pelos ornamentos do segundo andar e pelos balcões contíguos do quinto andar é encantador, principalmente para pessoas que prezam simetria. 



Principais atrações turísticas: 
  • Torre Eiffel - 1.889
  • Avenida Champs-Élysées
  • Arco do Triunfo 1.806
  • Museu do Louvre
  • Catedral de Notre-Dame 1.163
  • Rio Sena
  • Palácio de Versalhes
  • L'Hôtel de Ville
  • Jardim das Tulherias, séc. XVI
  • Jardim de Luxemburgo, 1.625
  • Jardim das Plantas
______________________________________________________

Assim que adentramos a grande cidade, preparei minha câmera para tentar fazer algumas fotos.

Catedral de Notre-Dame


Ficamos hospedados no Crowne Plaza Republique. Nosso jantar estava reservado aqui mesmo, para às 19h00. 



Gostaria de abrir um parênteses para comentar sobre essas 'meninas' muito especiais, que fizeram parte de nossa excursão. Tratam-se de 5 jovens viúvas que decidiram aproveitar juntas a vida. Elas moram na mesma cidade, se veem com frequência, tem um grupo de livros e fazem viagens internacionais, pelo menos uma vez por ano. O que mais me chamou atenção nelas foi o bom humor! Estavam sempre rindo e esbanjando diversão. Sempre que podia ficava perto delas, pois era risada garantida!


Após o jantar, tínhamos um maravilhoso e famoso passeio nos aguardando: 'Paris Iluminada'. Partimos do hotel logo após o pôr do sol, às 21h00.

___________________________________________________________________________________

Paris Iluminada

Paris é de tirar o fôlego de dia mas, durante a noite, surpreende ainda mais! O esplendor e iluminação da Torre Eiffel, do Museu do Louvre, da Cúpula dos Invalides, de Notre-Dame e tantos outros monumentos, fará compreender as razões para Paris ser considerada a 'Cidade Luz'. 



Após o pôr-do-sol é o momento perfeito para se passear ao longo do sempre animado Bairro Latino e da Champs-Elysées, fazer um agradável passeio pelo Rio Sena, com a possibilidade de ter um maravilhoso jantar romântico ou em família. Para completar, sugerimos também a um dos shows mundialmente famosos como Moulin Rouge,  Lido ou Crazy Horse. 
______________________________________________________

O passeio de hoje era mais visual, sem muitas explicações e pormenores... mas nem precisava! A visita aos pontos turísticos, com direito a mais informações, estavam programadas para os próximos dias. Infelizmente, sem claridade, minha câmera não teve capacidade de capturar boas imagens. Por isso, vou 'roupartilhar' algumas fotos, que pesquisei na internet, para mostrar os pontos pelos quais passamos:

- Praça da Bastilla


- Ile de la Cité


- Champs Elysées e Arco do Triunfo



- Rio Sena


- Prefeitura (Paços do Concelho)



- Torre Eiffel


Quando chegamos no mirante, próximo a Torre Eiffel, ela estava dourada. Notamos uma grande preocupação do guia, em chegar certo horário. Não compreendi exatamente porque, mas o vi olhando no relógio várias vezes. Chegamos lá umas 22:50. Pontualmente as 23h00, a Torre passa a piscar... é lindo! Quem tem a oportunidade de ver a Torre iluminada e piscante, pode deduzir que o apelido de Paris, como 'Cidade Luz', veio dali. A beleza das luzes só reforçam o título da cidade, que reflete o brilho na retina de quem a admira!

Segue algumas 'tentativas' de fotos, que fiz:  




Este vídeo mostra a Torre Eiffel, iluminada... é simplesmente fantástico!


Após o deslumbrante passeio, retornamos ao hotel maravilhados com toda a experiência ali vivida. Uma sensação de saciedade inexplicável, contentamento e sonhos realizados. Mas ainda não era o fim... precisávamos apenas descansar para aproveitar o melhor que o dia seguinte nos teria a oferecer.




Obrigada Vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário