domingo, 16 de maio de 2010

VIAGEM A EUROPA - ROMA / ASSIS / FLORENÇA - 16/05/2010

Hoje começou nossa via sacra, de ônibus, por algumas das mais famosas cidades italianas. Após o café da manhã e bagagens no ônibus, partimos primeiramente em direção a Assis. 


______________________________________________________

ASSIS

Cidade famosa por ter sido local de nascimento de São Francisco de Assis, é muito procurada por peregrinos religiosos. A Basílica de São Francisco de Assis, construída entre 1228 e 1253, é um edifício classificado pela UNESCO como patrimônio mundial. Em sua história recente, chama atenção uma catástrofe que ocorreu em 1997, quando um terremoto atingiu o local danificando seriamente a basílica. Nesta ocasião, o teto ruiu matando 4 pessoas. Tragédias a parte, o local foi novamente restaurado e merece uma visita para apreciação. 
_________________________________________________________________________________


Passear por aqui é seguir uma sucessão de subidas e descidas, entre prédios de pedras e construções históricas. Apesar do aclive, é tão agradável, que nem dá para se cansar. 













Era um dia frio. Lembro-me de ter tomado o que, sem dúvida, posso chamar de: 'o melhor chocolate quente'.

Na sequência, seguimos por mais uns quilômetros até chegarmos a Florença. 
______________________________________________________

Florença

Capital e maior cidade da região Toscana, foi durante muito tempo considerada capital da moda. Berço do Renascimento Italiano, é por muitos considerada uma das mais belas cidades do mundo. Cidade natal de grandes nomes como Dante, autor da Divina Comédia, conta também com um acervo artísticos de grandes mestres como Michelangelo, Leonardo da Vinci, Donatello, entre outros. 
______________________________________________________


Como era próximo da hora do almoço, fomos até a Catedral Santa Maria del Fiore, marcamos um horário para o reencontro e nos separamos do grupo.



Decidimos almoçar em um restaurante, localizado em uma calçada, chamado 'La sosta de'Golosi'. 





Tivemos um pouco mais de sorte, desta vez, pois fomos atendidos por uma garçonete brasileira, muito boazinha! Ela nos ajudou a entender o cardápio e, devido a isso, almoçamos muitíssimo bem! 



Para completar, tinha até um seresteiro tocando lá fora. 


E já que tínhamos ajuda para pedir, por que não uma sobremesa? Olha a carinha das 'crianças'. 



Na sequência, voltamos para a catedral e fizemos uma visita guiada. 



_________________________________________________________________________________

Basílica Santa Maria del Fiore

A catedral é o 'Duomo' de Florença. Localizada na Praça Homônima, possui 153m de comprimento, por 90m de largura e, no alto de sua cúpula, 54m de altura. A construção data de 1.296, embora tenha sido totalmente finalizada apenas em 1.436. 
______________________________________________________


O fato que mais me chamou atenção, foi o curioso Relógio Uccello. Trata-se de um relógio produzido por Lorenzo, no ano de 1.443, com quatro 'rostos' de profetas pintado nos cantos, por Paolo Uccello. Até ai, nada atípico. O detalhe é que o relógio possui XIV algarismos e trabalha em sentido anti-horário. A última hora é regulada com o pôr do sol e, como varia muito de estação para estação, vez por outra faz-se necessário atualizar o relógio. No verão, por exemplo, o sol se põe aqui por volta das 20 ou 21h, já no inverno, às 16h tudo está escuro.  


A cúpula é outra atração a parte. 


Visitamos uma sequência de lugares com várias esculturas e artes, pelas ruas, mas foi tudo muito corrido. Cristian, nosso guia, nos havia prometido que, caso conseguíssemos terminar a visita até um certo horário, nos levaria a um lugar que valeria muito a pena... um lugar surpresa! Por isso, corríamos atrás da guia, enquanto tentávamos absorver o máximo de informações. Entramos  no ônibus pontualmente e seguimos ao tal lugar surpresa. Lembro-me perfeitamente da música que o guia colocou no ônibus. 


A música terminou junto com a pequena viagem... eu diria que a preparação musical foi a cereja do bolo para o

MIRANTE DE FLORENÇA... 







Muitos chegaram com lágrimas nos olhos... aqui de cima é possível compreender perfeitamente o porque Florença tem a fama de ser uma das mais belas cidades do mundo... 

Após o grã finale, fomos para o Hotel Hilton Garden Inn. 




Tínhamos uma vista tão magnífica, deste hotel...




E assim terminou mais um dia perfeito, na Itália.


Obrigada vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário