sexta-feira, 14 de maio de 2010

VIAGEM A EUROPA - ROMA - 14/05/2010

Hoje o dia amanheceu chuvoso. Após o café da manhã, entramos no ônibus da excursão e fomos apresentados a uma guia brasileira, que mora na Itália, e nos fará companhia. Fizemos novamente uma visita aos pontos turísticos, dentro do ônibus, ouvindo um pouco mais sobre cada local. 




Alguns fatos comentados:
______________________________________________________

Fundação de Roma - De acordo com a guia, Roma foi fundada em 753 A.C., por Rômulo e seu irmão Remo. Os romanos elaboraram um complexo conto mitológico sobre a origem da cidade. Segue:

'Diz a lenda que os irmãos gêmeos Rômulo e Remo eram filhos do deus grego Ares, ou Marte, e da mortal Réia Silvia. Réia era filha do rei Numitor. Em um golpe, Amúlio, irmão do rei Numitor, apoderou-se da coroa e fez de seu irmão prisioneiro. Réia foi confinada a castidade, para que seu pai não tivesse descendência. Entretanto, Marte, desposou Réia, que deu a luz a gêmeos. Quando seu tio Amúlio soube disso, jogou as crianças no Rio Tibre. A correnteza os jogou na margem do rio e uma loba os encontrou. A loba os teria amamentado e cuidado, até que enfim foram encontrados pelo pastor Fáustulo que, junto com sua esposa, os criou como filhos. 

Anos mais tarde, quando as crianças já eram jovens, Remo foi preso por seu tio Amúlio, após se indispor com seus vizinhos. Quando Rômulo soube, por meio de Fáustulo, das circunstâncias de seu nascimento, matou Amúlio, libertou Remo e seu avô Numitor. Como recompensa, seu avô deu-lhes o direito de fundar uma cidade ao lado do Rio Tibre. Após consultarem presságios, seguiram até a região destinada a construção da cidade. Remo dirigiu-se ao monte Aventino e viu seis abutres sobrevoando o local. Rômulo, no monte Paladino, avistou doze aves sobrevoando e demarcou com um sulco em volta da colina. Remo enciumado por não ser o escolhido, zombou do irmão e, num salto, atravessou o sulco sendo morto por seu irmão, que o enterrou em Aventino. 

Rômulo preocupou-se em tornar a cidade habitada. A notícia da nova cidade foi se espalhando e habitantes foram chegando, principalmente Latinos e Sabinos. 

A cidade de Roma era composta de 7 colinas, são elas: Capitólio (um refúgio para todos os banidos, devedores e assassinos da redondeza), Quirinal, Viminal, Esquilino, Célio, Aventino e Paladino. 
______________________________________________________

Particularmente acho interessante como essas mitologias fazem lembrar histórias bíblicas como Moisés, abandonado no rio nilo, gêmeos que desentende-se - Esaú e Jacó; Caim, que matou Abel, etc. 

Sobre o Coliseu, consegui gravar a explicação da guia, segue no vídeo abaixo.




Após o passeio e suas ótimas explicações, seguimos até a cidade do Vaticano. Compramos capa de chuva e entramos numa fila enorme, aguardando para visitar os Museus do Vaticano.
______________________________________________________

Museus do Vaticano - Constituem um aglomerado de renomadas instituições da Santa Sé, que abrigam extensas e valiosas coleções de arte e antiguidades colecionadas ao longo dos séculos pelos diversos pontífices romanos. Além destas instituições relativamente independentes entre si, os Museus do Vaticano supervisionam uma série de outros espaços dentro dos palácios da cidade, como galerias e capelas, que guardam um alto interesse arquitetônico, histórico e artístico.   
______________________________________________________

Ingresso E$ 8,00
Não imaginava que tudo  era tão lindo! Esculturas, arquitetura e história possuem uma perfeita harmonia. Ganhamos auriculares e, por meio dele, a guia podia falar até uma certa distância e todos do grupo podiam ouvir. Não era possível apreciar peça por peça. Somente as mais relevantes eram devidamente explicadas. Segue algumas fotos: 

Pátio interno - Jardim da Pinha




Museu:



Leocarés:
Apolo Belvedere
Agesandro, Atenodoro e Polidoro: Grupo de Laocoonte

Deus Bacchus - vinho


Esfinge en la Scala Simonetti - Museu Gregoriano

Se me perguntarem o que mais me chamou atenção, a resposta é simples: os tetos. Cada pintura, cada detalhe... 



A visita aos museus acaba na Capela Sistina, algo muito esperado por todos.
______________________________________________________

Capela Sistina: Situada no Palácio Apostólico, residência oficial do Papa, na cidade do Vaticano, é famosa por sua arquitetura inspirada no Templo de Salomão, do antigo testamento. Sua decoração e afrescos foram pintadas pelos maiores artistas da Renascença, incluindo Michelangelo, Rafael Bernini e Sandro Botticelli.

O nome da capela é uma homenagem ao papa Sisto IV. Desde a época deste papa, o local serviu tanto para religiosos, como funcionários para atividades papais. Hoje é o local onde se realiza o conclave, processo pelo qual um novo papa é escolhido. 
______________________________________________________

Foi nos solicitado não tirar fotos com flash no local. 


______________________________________________________

Juízo Final - trata-se de um afresco pintado por Michelangelo, medindo 1370 x 1200 . É, na visão do artista, uma representação do Juízo Final, retratado na Bíblia. A pintura foi feita entre 1.535 e 1.541. O trabalho foi encomendado pelo papa Clemente II. 

Na pintura, pode-se observar que Michelangelo não expressa vigorosamente o conceito de Justiça Divina, severa e implacável em relação aos condenados. Cristo, parte central da composição, é o Juiz dos eleitos que sobem para o céu, por sua direita, enquanto os condenados, abaixo a sua esquerda, esperam Caronte e Minos. A ressurreição dos mortos e os anjos tocando trombeta completam a composição.
______________________________________________________


Terminada a visita na capela, saímos dentro da Basílica de São Pedro. Fico impressionada com a cúpula da basílica. 


Terminamos a visita próximo a hora do almoço. Optamos por comer próximo a Basílica. No período da tarde, tínhamos um passeio opcional chamado 'Roma Barroca', que incluía visitar praças e fontes como a Piazza Spagna, Fontana di Trevi e Pantheon. Pai e mãe estavam muito cansados, por isso, decidiram voltar para o hotel. Eu, apesar de cansada, decidi ir com mais alguns na excursão. 

Piazza Spagna - Fontana della Barcaccia, aos pés da Igreja Trinità dei Monti. 1629


La Fontana di Trevi - Minha preferida! 

Com 20m de lagura e 26m de altura, é a mais famosa fonte de Roma. As pessoas costumam jogar moedas para retornar a Roma. Construída entre 1.732 e 1.762.



Piazza Navona - Fontana dei Quatro Fiumi (Fonte dos Quatro Rios) 1.651



Piazza Navona - Fontana di Netuno - 1.557


Pantheom 


Apesar da chuva havia muitas pessoas pelas ruas. Terminamos o passeio e voltamos para o hotel. 

Hoje teremos um jantar de 'boas vindas', onde poderemos conhecer melhor o grupo que estará conosco durante a excursão. Após um breve descanso, partimos num ônibus com todo o grupo para o Centrale Ristotheatre. 





Houve uma apresentação musical e teatral divertidíssima. Foi realmente muito especial. Hoje tivemos a companhia de uma família que, assim como nós, estará fazendo sua primeira visita ao continente europeu. 

E assim terminou mais um dia inesquecível em Roma. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário