segunda-feira, 17 de maio de 2010

VIAGEM EUROPA - PISA, PÁDUA E VENEZA - 17/05/2010

Hoje nossa via sacra envolvia percorrer mais de 400 km, visitando pontos turísticos de três cidades: Pisa, Pádua e Veneza. Logo após o café, embarcamos todos no ônibus e seguimos viagem. 

______________________________________________________

Cidade de Pisa

Pisa está localizada na região da Toscana. A cidade tem um histórico rico e cheio de lendas, como a que alega que São Pedro teria desembarcado na foz do rio Arno, no porto da cidade, para pregar o evangelho antes de ir pregar e morrer em Roma. Escavações recentes localizaram um grande porto, provavelmente da época romana, onde foram encontradas diversas embarcações, de vários modelos, algumas ainda intactas e com as mercadorias que transportavam. Há 20 séculos, a cidade localizava-se a apenas 4 km do mar. Hoje, localiza-se a 17 km do litoral. Acredita-se inclusive que a inclinação da torre se deve ao fato de ter existido mar ou um estuário nas redondezas. 
______________________________________________________

Quando chegamos a cidade de Pisa, tivemos que descer do ônibus um pouco distante da Piazza dei Miracoli, onde está localizada a famosa Torre de Pisa. Nosso transporte nos aguardaria na entrada da cidade e nós seguiríamos até a piazza num ônibus circular. 


_________________________________________________________________________________

Piazza dei Miracoli

A 'Praça dos Milagres' (em portugues) é o principal espaço público da cidade italiana de Pisa. Surgiu associada a seus monumentos religiosos mais importantes, como os três localizados no centro do espaço:
  • Catedral Duomo
  • Batistério 
  • Torre Sineira 
Há também o Camposanto (cemitério), Museu da Catedral e as instalações que eram, originalmente, para a construção e hoje conservação, de todo o conjunto da 'Opera Duomo'. 

A Catedral do Duomo foi iniciada no século XI, entre 1.064 e 1.110, e foi toda construída em mármore branco. A Torre Sineira, mais comumente chamada de Torre de Pisa, começou a ser construída apenas em 1.174. Idealizada para abrigar os sinos da catedral, começou a se inclinar após a construção do oitavo andar, devido a um afundamento do terreno. Tentou-se compensar a falha fazendo andares maiores do lado mais baixo, o que não foi bem sucedido pois o peso fez com que a construção afundasse ainda mais. Seu término foi apenas em 1.350, ao atingir 56 metros de altura. Hoje sua inclinação chega a 5° e aumenta uma média de 20mm por ano. Permaneceu fechada ao público, por 11 anos (1.990 a 2.001), e um trabalho na base conseguiu diminuir a inclinação em 1,3 cm. Calcula-se que, neste ritmo, será recuperada até 2.250. É possível subir e ter uma bela visão da Praça dos Milagres. O bilhete custa aproximadamente E$ 20,00 e tem horário para visitação. 

_________________________________________________________________________________




Achamos o preço para subir na torre meio caro, visto que até agora tínhamos gasto em torno de 8 ou 12 euros para visitarmos outros lugares. Além disso, nossa visita era rápida e o próximo horário para visitação não era compatível com o nosso. Por tudo isso, decidimos fazer as famosas fotos by torre e partir ao próximo passeio. 




Vimos muitos africanos vendendo bibelôs por aqui de forma muito semelhante aos vendedores ambulantes em São Paulo. Sempre que surgiam policiais, eles saiam correndo para qualquer direção. Nosso guia nos orientou a não comprar nada, visto que as leis italianas são muito rígidas, em relação a produtos falsificados. De acordo com ele, caso fossemos abordados por policiais e tivéssemos portando itens falsificados como bolsas, ou qualquer outra coisa, poderíamos ser multados em até E$ 500,00. Não sei se procede, mas ficamos com medo de arriscar. O que nos chamou atenção é a simpatia deles... apesar de tanto sofrimento, eles estão quase o tempo todo sorrindo a toa... 


Assim que todos chegaram no ônibus, partimos em direção a Pádua. 
______________________________________________________

Pádua

Localizada na região de Vêneto, possui inúmeros testemunho de um rico passado histórico, cultural e artístico, que fazem com que seja um notório destino turístico. Entre outras coisas, é conhecida internacionalmente por ser cidade onde Santo Antonio, famoso franciscano português, passou a vida e faleceu, no ano de 1.231. A Basílica de Sant'Antonio di Padova foi erigida em sua homenagem. O que chama atenção na sofisticada basílica, são suas 8 cúpulas e vários campanários que parecem mesquitas árabes. 

A fama de Santo Antonio é de casamenteiro, devido a ter sido um excelente conciliador de casais. 
______________________________________________________





_________________________________________________________________________________

Prato della Valle - a maior praça da Europa - com 90.000 metros e 78 estátuas que retratam cidadãos famosos, hoje é um local de feiras e exposições. 
______________________________________________________

Achei a praça maravilhosa! Tem uma ilha central cercada por um canal e estatuetas muito detalhada. Sinceramente fiquei surpreendida, com tudo o que vimos aqui!








Hoje conhecemos melhor um casal de nossa excursão, Paulo e Priscila. Moram em São Miguel, muito próximo a nossa cidade, e são pessoas especiais!


Como era próximo ao horário do almoço, fizemos nossa refeição aqui na cidade. 


Partimos em direção a tão esperada Veneza. Chegamos no final da tarde e, como estamos muito cansados, seguimos ao hotel para um merecido descanso. Hoje jantamos todos juntos em um restaurante sugerido por Cristian, nosso guia. 



Assim terminou mais esse dia, após conhecermos locais e termos tido experiências magníficas! Nossa família está ansiosa pelo dia de amanhã, pois conheceremos o melhor que Veneza tem a oferecer! 

Esta noite estamos hospedados no Veneza Hotel Plaza. 


Obrigada vida...

Nenhum comentário:

Postar um comentário