quarta-feira, 13 de abril de 2011

VIAGEM A TRABALHO - TERCEIRO DIA - CASTELO DE GRADARA - 13/04/2011

A noite que sucedeu ao segundo dia de viagem, houve uma 'tormenta'. Trata-se de uma chuva com ventos fortíssimos, que acabou quebrando uma parte da porta, que dá acesso para a sacada, fazendo com que um vento gelado entrasse no quarto que estava hospedada. Poderia ter reclamado, mas achei que daria muito trabalho arrumar as malas para trocar de quarto no meio da noite. Por isso, cobri até a cabeça e tentei dormir. Não tenho passado muito bem esses dias e, por não ter dormido como gostaria, acordei meio cansada.

Após o café, seguimos para a empresa Tumidei, na cidade de Predappio.

Uma curiosidade da cidade é que foi aqui que nasceu, e foi enterrando em um belíssimo mausoléu, o ditador fascista Benitto Mussolini. Gostaria muito ter tido a oportunidade de conhecer o local, mas ficou para uma próxima vez.

Sobre a empresa, não era muito grande e tinha poucas máquinas... mas sinceramente, tinha o necessário. Muita tecnologia e poucos funcionários, como nas outras que visitamos. Me apaixonei pelo 'mascotinho' que fica passeando pelos corredores do escritório.

Aproveitamos a belíssima paisagem para fazer uma foto de todos.

Na sequência, fomos conhecer o show room da empresa que acabamos de visitar. Me apaixonei pelos projetos e produtos... simplesmente perfeitos!

Saímos estasiados com o que vimos. Sinceramente, nem estava sentindo fome, mas já era hora do magiare. Nosso almoço foi no Il Fienile, na cidade de Forli. Pude degustar uma deliciosa sopa de capeletti.

Na sequência, fomos conhecer mais duas empresas. Tornearia Adriática, que produz móveis infantis, e a empresa Viet, uma empresa em linha tercerizada.

Quando terminamos de visitar a empresa Silwood, Frederico, que não estava nos guiando hoje, apareceu. Fiquei muito feliz, afinal, nossa visita a Pesaro também está acabando. Aproveitei para fazer uma foto com ele, para guardar de recordação... obrigada amigo!

O dia havia sido muito proveitoso, mas... o dia só termina quando acaba, rs. O grã finale estava por conta da próxima surpresa.

Entramos no ônibus e fomos informados que estávamos indo a um lugar referência na região... trata-se do Castelo de Gradara. Castelo?? Ahhh... que felicidade... vou conhecer um castelo de verdade! Segue algumas curiosidades do local.

Gradara, a cidade dos amores proibidos

Perto de Pesaro, há uma encantadora vila medieval chamada Gradara. Situada numa colina de oliveiras e vinhas, é caracterizada pela dupla muralha medieval do castelo, que foi cenário de amores proibidos, intrigas e traição.

É um dos castelos mais bem preservados e bonitos da Itália. Sua construção data de 1150.

Sua história teve início quando os irmãos De Grifo se apropriaram das terras e iniciaram a construção do castelo. Após 100 anos, o papado desapropriou as terras ao redor e concedeu a família, para que pudessem amplia-lo.

Guido di Polenta era senhor de Ravenna. Malesta, rei do castelo de Gradara, era senhor de Rimini. Eles viviam em constantes desavenças até que decidiram, em 1275, terminar os conflitos casando o filho de Malesta, Giovanni - 40 anos, com a filha de Guido, Francesca - 20 anos. Giovanni era conhecido como Gianciotto pois, além de ter uma deficiência física, era de caráter sanguinário e vingativo. Temendo que a donzela o rejeitasse, devido a sua aparência asquerosa, apresentam-na ao belo Paolo, irmão de Giovanni. Fizeram o casamento por procuração entregando Gianciotto, desta forma, ela não poderia recusá-lo quando chegasse ao reino. Iludida e enganada, Francesca assinou o compromisso e, para seu desespero, Giancotto, foi buscá-la. Como mandava a lei, ela teve de ir morar no Castelo de Gradara.

Gianciotto era prefeito em Gradara e viajava com frequência. Paolo tentava desculpar-se com Francesca, por ter participado da trama e, fazendo-lhe as habituais visitas, apaixonaram-se. Sempre que Gianciotto viajava, Paolo a visitava a noite. Num desses encontros, um irmão de Gianciotto, Malestino - de um olho só, espiou os dois amantes durante beijos e juras de amor, não tardando a relatar o fato a Gianciotto.

Numa noite de setembro, Gianciotto fingiu sair em viagem e surpreendeu Francesca e Paolo. Cego pelo ciúme, pegou sua espada para matar seu irmão mas, quando estava pronto para desferir o golpe, Francesca entrou na frente. Mortalmente feridos, os amantes sucumbiram a morte. Ao longo dos séculos, a tragédia real inspirou pintores, escritores e poetas, sendo imortalizada pela Divina Comédia, de Dante.

Esta não foi a única história, cheia de intrigas, do castelo. Caso queira saber mais, segue o link para pesquisas:

Hoje não era dia de sentimentos ruins, pelo menos não para mim! Estava me sentindo a plebeia em pessoa, adentrando portões para conhecer a realeza. Meu coração parecia dançar samba, de tão feliz... nem o frio, que fazia aqui em cima, impediu que me sentisse assim.

Após minha euforia diminuir, fui novamente elevada as nuvens ao descobrir que o jantar estava marcado em um restaurante que fica aqui dentro, Mastin Vecchio.

Não preciso nem dizer que foi tudo perfeito! Foi simplesmente desses dias, que gostaríamos que nunca mais acabasse!

Extremamente grata por tudo, só posso dizer:

Obrigada Vida!

Fonte: http://parlandoditalia.blogspot.com.br/search?q=castelo+de+gradara&x=0&y=0