quinta-feira, 14 de abril de 2011

VIAGEM A TRABALHO - QUARTO DIA MILÃO - 14/04/2011

Hoje é dia de partir para Milão. Logo após o café da manhã, o ônibus já nos aguardava. A viagem é longa, uns 360 km.


Muitos de nosso grupo queriam passar em San Marino, num shopping de roupas esportivas e eletrônicos baratos. No entanto, isso não foi possível. Sinceramente, shopping não é muito a minha 'praia', a não ser que tenha muitos acessórios de bike. Particularmente, fiquei feliz que fomos direto para Milão. 

A viagem foi longa, aproveitei para conversar com o máximo de pessoas possível, no ônibus. 

Chegamos ao Hotel Concordia, em Milão,  próximo às 14h. Rapidamente descarregamos nossas coisas e partimos para o centro da cidade, afinal, a tarde era 'livre'.


Algo que gosto muito aqui no exterior, é o transporte publico que funciona! Estamos bem distantes da parte central, mas chegamos em aproximadamente 30 minutos, graças ao metrô. Isso viabiliza muito, toda a cidade, visto que os hotéis que ficam mais distantes são igualmente acessível ao centro. 

Partimos da estação Sesto-Mareli e descemos na estação Duomo. A tarifa custa E$ 1,00





Quando vimos a plaquinha, deu aquele friozinho na barriga... estamos prestes a conferir a famosa praça Piazza del Duomo, onde estão a Catedral Duomo e a Galeria Vittorio Emanuele. Apesar de já ter conhecido no ano anterior, é sempre uma grande emoção estar diante de um acervo arquitetônico como este.

Acho que é possível 'sentir' nossas feições nas fotos a seguir... 

Curiosidades sobre Milão

Milano é uma cidade encantadora! Possui um passado fascinante revelado por meio de seus magníficos monumentos, palácios, museus e belas igrejas, o que seria razão suficiente para qualquer um querer conhecê-la. No entanto, mais do que isso, Milão é considerada a Capital da Moda e do Design. Aqui são feitos os maiores desfiles e eventos do mundo fashion. Na parte central, localiza-se o Quadrilátero D'oro, que trata-se de quatro ruas que ditam as atuais tendências da moda. 

A metrópole é moderna e, como não poderia deixar de ser, muitas vezes caótica. 


Catedral Duomo

Ponto turístico mais visitado em Milão, Duomo é a maior catedral da Italia e uma das mais belas em Estilo Gótico do mundo. Apoiado pelo Duque Gean Galeazzo Visconti, sua construção foi iniciada em 1386 e concluída apenas em 1965, levando 400 anos para ser finalizada. Tal obra reflete apropriadamente a criatividade e ambição da cidade. Do solo ao teto são 45 metros, sustentado por 40 colunas revestidas em mármore. A penumbra, do interior, dá destaques aos vitrais que contam histórias de santos e profetas. Há uma escada, na lateral da catedral, que dá acesso ao telhado de mármore, onde é possível ter uma visão panorâmica da cidade. 

E a nós, foi concedido a oportunidade de apreciar tudo isso. Viva a ousadia e belezas arquitetônicas!



Galleria Vittorio Emanuele

Decorada com afrescos e muitos detalhes nas paredes, a galeria mistura a antiga arquitetura com a elegância de grifes famosas que ocupam suas lojas. É considerado um dos shopping's mais antigo do mundo. 

O nome Vittorio Emanuele foi uma homenagem ao primeiro rei da Italia. O projeto de construção se deu entre 1865 e 1877, pelo arquiteto Giuseppe Mengoni. O que achei curiosamente trágico foi a sua morte, que se deu após cair sobre si a cúpula da galeria, enquanto fazia uma inspeção, quase no final da obra. No entanto, segundo rumores, ele teria se suicidado devido as críticas e por sentir-se decepcionado, após o rei Vittorio Emanuele II ter recusado visitar a obra. O que Giuseppe não sabia é que, a razão para o rei não ter ido, era uma doença que ceifaria a vida do rei apenas 10 dias após a trágica morte de Giuseppe. 

Histórias tristes a parte, hoje, a Galeria nos faz suspirar e sorrir de alegria. 




Dentro da galeria, as lojas são incríveis. Achei interessante que até o McDonald's tem uma identidade visual diferente, não tendo a fachada vermelho e amarelo. 


Segundo uma lenda, quem pisar com o calcanhar, a genitália do Touro, do brasão de Turim, e girar por três vezes terá grande sorte. Mais que depressa, todos que visitam a galeria, seguem até aqui para fazer suas 'preces'. 


O nosso objetivo é conhecer a cidade... por isso, deixamos logo esta parte mais central e partimos em busca do desconhecido. 




O tempo é precioso, por isso, decidimos comprar um lanche e seguir comendo, enquanto caminhamos.



Palazzo Guireconsulti - Torre del Comune



Castelo Sforzesco







Após caminharmos, até não aguentar mais, chegamos a loja Ferrari. Decidimos entrar para conferir os produtos.


Acabamos comprando alguns presentes, como uns perfumes masculinos, que tem um ótimo preço e fragrância deliciosa.

Jantamos no Bar Duomo, em frente a catedral. Já que estamos na famosa Milão, comemos uma pizza, que custou E$ 14,00 cada. O engraçado, é que nos disseram que uma pizza servia apenas uma pessoa... mas olha o tamanho de cada uma! 




Após nosso delicioso jantar, pegamos o metrô e voltamos para o hotel, afinal, no dia seguinte precisaremos de muita perna, para conhecer a famosa Feira de Milão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário