domingo, 23 de dezembro de 2012

2 - MOTORHOME EM PORTUGAL - 23/12/2012

O dia amanheceu um pouco mais frio que o dia anterior. Após nosso desjejum, seguimos conhecer a tão famosa cidade de Fátima. 


Fátima é uma cidade portuguesa situada na Serra de Aire, localizada no Centro do país. Em 2011 sua área era de 71,29 km² com aproximadamente  11.596 habitantes. Sua fama mundial deve-se ao relato das aparições da Virgem Maria reportadas por três pastorinhos, de 13 de maio a 13 de outubro de 1917. Devido ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, situado no lugar da Cova da Iria, a cidade tornou-se num dos mais importantes destinos internacionais de turismo religioso, recebendo cerca de seis milhões de pessoas por ano. Segue algumas fotos:








Na parte de trás da basílica há um grande estacionamento com várias caravanas. Depois de alguns dias, percebemos que as grandes cidades sempre tem um espaço para estacionamento deste tipo de condução. 


Levamos aproximadamente uma hora para fazer a visitação. Dali, seguimos com nossa carrinha por uns 5 km, até um famoso ponto turístico chamado de Gruta da Moeda.


Em 1971 dois caçadores perseguiam uma raposa que se refugiou num buraco existente no meio do bosque. Entraram e ao percorrer o seu interior aperceberam-se da sua beleza, com galerias repletas de inúmeras formações calcárias. Descobriram as Grutas da Moeda. A gruta tem uma extensão visitável de 350 metros e uma profundidade de 45 metros abaixo da entrada. A temperatura ronda os 18.º C, constante durante todo o ano, o que a torna fácil de visitar por todos.

Eu nunca tinha ouvido falar sobre o lugar e fiquei encantada!












Após a visitação, seguimos por mais 15 km até Batalha, conhecer o famoso Mosteiro da Batalha.


O Mosteiro de Santa Maria da Vitória (mais conhecido como Mosteiro da Batalha) está situado na cidade de Batalha, na região do Centro. O início da construção foi em 1386, pelo rei D. João I de Portugal, como agradecimento à Virgem Maria pela vitória contra os castelhanos na batalha de Aljubarrota. Foi construído ao longo de dois séculos, até 1563, durante o reinado de sete reis de Portugal. Exemplo da arquitetura gótica tardia portuguesa, ou estilo manuelino, é considerado patrimônio mundial pela UNESCO e em 2007 foi eleito uma das Sete Maravilhas de Portugal. 



Paramos num estacionamento de caravanas e aproveitamos para abastecer de água. Enquanto Filipe cuidou disso, preparei uma massa com salsichas para o almoço. E o vinho... sempre presente!


A tarde seguimos viagem por mais 44 km, na tentativa de visitar a cidade de Tomar e o Convento de Cristo (século XII – século XVIII). O início da sua construção remonta a 1.160 e está intimamente ligado aos primórdios do reino de Portugal e ao papel então desempenhado pela Ordem dos templários, tendo sido reconfigurado e expandido nos séculos subsequentes, quando aí estava sedeada a Ordem de Cristo. 

Infelizmente, quando chegamos no local, já estava fechado. Fizemos algumas fotos na frente.





Com isso, seguimos viagem em direção a Lisboa. Dirigimos hoje um total de 230 km. Atravessamos a ponte Vasco da Gama, sobre o Rio Tejo, e chegamos ao Parque das Nações.



Já eram umas 21h00, por isso, decidimos parar a caravana em uma rua comum e procurar o estacionamento de motorhomes com calma no dia seguinte. Jantamos o restante do macarrão do almoço e fomos descansar.

Trajeto de hoje: 229 Km



Nenhum comentário:

Postar um comentário