sexta-feira, 21 de junho de 2013

Parte 2 - PORTUGAL - Algarve

Chegamos a Famalicão, em Portugal, no dia 19/06/13 no período da tarde. No dia seguinte, corremos atrás das coisas que eu despachara pelo correio em Saint Jean - França, e que ainda não haviam chegado aqui em Portugal. Além disso, tivemos que arrumar alguma roupa pra eu viajar, visto que eu trouxe apenas meia dúzia de trapinhos que usei durante a viagem de Compostela. Por fim, nos preparamos psicologicamente para o nosso próximo passeio - Faro, Algarve - Portugal. 

Programei esta viagem há quase um mês. Como sabia que terminaríamos o Caminho de Santiago lá pelo meio da semana, comprei passagens de avião com destino a praia mais famosa de Portugal, que fica no extremo sul do país. Na Europa existe um sistema de passagens bem baratas. Funciona assim, você pode levar apenas uma mala de mão (não podendo despachar nada) e custam em média 30 ou 40 euros por pessoa (ida e volta). Para Filipe e eu, ficou 300 reais. Comprei as passagens pela internet e avisei  o Filipe apenas depois da compra... surpresaaa! Isso porque ele é 'mega pé no chão' e quando conto a ele o que pretendo fazer ele nunca me apoia... mas depois que fazemos as loucuras da minha cabeça ele fica feliz da vida!

Portanto, acordamos cedíssimo no dia 21/06 e partimos para o aeroporto, em Porto, a uns 20 km da casa dele. Na chegada, aquela alegria de turista...



No entanto, a alegria quase acabou aqui. No Brasil, quando compro as passagens pela internet sempre faço o chek in e mantenho o PDF no IPAD. Aqui, a moça do guichê nos disse que necessitaria dos bilhetes impressos ou, caso ela imprimisse, pagaria 70 euros. Como pagar 70 euros se as passagens custaram 30???? Fiquei louca da vida. Conseguimos achar um local com internet, entramos no meu email, pagamos uns 5 euros e conseguimos imprimir as duas passagens. Mas até ai, já estávamos em cima da hora. Quando eles viram que eu era brasileira, ainda me mandaram para a imigração para verificar se a polícia federal autorizava minha ida ao sul do país. Nosso estresse só foi aumentando. Quando fomos liberados, havia uma fila enorme para passar no Raio X e, para ajudar, fomos parados. Eu havia trazido um xarope por causa de uma tosse que começara ontem e um Shampoo (tinha acabado de comprar). Acabei me esquecendo que não passa nada com mais de 120 ml e com isso tivemos que jogar tudo no lixo. Poxa vida... quando as coisas começam a dar errado viram uma sucessão de coisas... Comecei a achar que não conseguiríamos entrar neste avião... Mas, graças a Deus, conseguímos. Houve também uma situação que ajudou muito nos sentirmos mais a vontade. Para pagarmos apenas os 30 euros da passagem, podemos levar conosco no máximo aquela pequena mala de 5 kg. Durante a fila, para entrar no avião, uma senhora meio 'avantajada' levava consigo uma mala com o zíper estourado, devido a quantidade de coisas que havia dentro. Ela passou um cinto em volta, mas a mala ficou maior do que deveria e não entrava no molde que eles deixam como gabarito para ver se passa ou não. O comissário disse a ela que não seria possível ela entrar com aquela mala e, devido a isso, teria que pagar 100 euros para despachar a bagagem. Imediatamente ela abriu a mala e começou a vestir tudo o que era possível, camiseta em cima de camiseta, colocou no pescoço vários echarpes e várias calcinhas no bolso... enfim, imagine a cena. Até pensei em filmar, mas é feio se divertir com a desgraça dos outros. Por fim, a amiga dela tirou o salto, subiu sobre a mala, amarraram novamente o cinto na mala e conseguiram fechá-la. O comissário, talvez sensibilizado com a situação, deixou passar... quanto a mim, me diverti tanto com a situação que até me esqueci do meu shampoo e xarope. Entramos no avião e logo descobrimos que não há número de assento... quem chegar primeiro senta, então é uma loucura. Conseguimos sentar juntos, é isso que importa!




Durante a viagem, não é oferecido nem um salgadinho ou água... tudo o que quiser consumir é pago. Porque acha que o voo é bem barato? 

A viagem é rápida, em torno de 1 hr. Ao chegarmos no aeroporto de Faro, está calor. Como bons mochileiros que somos, nos trocamos e estamos prontos para pegar uma praia. Estamos a pelo menos uns 30 km das praias famosas... portanto, seguimos para o ponto de ônibus. Vamos ao centro de Faro até uma rodoviária e pegamos outro ônibus até Albufeira, que fica uns 13 km até Armação de Pêra, nosso objetivo. 


Quando descemos do ônibus em Albufeira caminhamos uns 2 km e chegamos até a primeira praia. É muito chiq... imagine que tem uma escada rolante e um elevador panorâmico para descer até a praia e o que é melhor, tudo gratuito! Levamos os lanches prontos de casa e compramos as cervejas a caminho da praia, em um supermercado. Aqui, embora o vento seja gelado, o sol é quente. A água, que deve ser a mais quente do país, dói nos ossos de tão gelada pra mim (agora entendo o porque nosso país é tão maravilhoso para os estrangeiros). O jeito é mesmo curtir a beleza do local, sem entrar na água. 






Descobrimos que não é possível ir caminhando pela praia até Armação de Pêra, como eu imaginava. Devido a isso, temos que nos afastar da praia e seguir por uma estrada paralela. Estamos a 13 km de nosso destino. Filipe me pergunta se quero pegar outro ônibus... mas estou tão envolvida com esta coisa de peregrinar que decido ir a pé. Ele como sempre concorda com tudo o que decido (te amo Fi )... então partimos num ritmo bem intenso e fazemos uns 8 km em mais ou menos uma hora e meia. Ainda aproveitamos para tirar algumas fotos.




Paramos  em um bar na beira da estrada para tomar uma água gelada e pegamos algumas dicas com o senhor. Ele me diz que mais ou menos a 1 km haverá uma entrada a esquerda para uma praia conhecida por Galé e que esta praia está a uns 4 km de Armação de Pêra. Portanto, à partir daqui, seguimos pela praia. Tiramos os tênis e as roupas, ficando com os de trajes de banho. É uma delícia caminhar na praia! Sempre amei fazer isso... me dá uma paz tão grande! As paisagens são lindíssimas e fazemos umas pausas para algumas fotos.








De repente, surge um casal em nosso campo de visão. Eles estão conversando e a mulher está de costas. Quando ela se vira, está sem a parte de cima da roupa de banho. Eu olho para o Filipe, com uma cara bem de 'sem vergonha', e digo: peitinhussss. Dou risada, mas ele é todo 'puritano' e 'não acha piada nenhuma', o que quer dizer que não vê graça nisso... 
Continuamos nossa caminhada, em silêncio, contemplando o mar e, de repente, vemos um casal deitado na areia tomando um sol. Só que desta vez, percebemos que eles não vestiam absolutamente nada. Eles estavam meio longe então não era possível ver com tanta clareza. Caí na risada e Filipe, todo sério, começa a ficar preocupado. Não temos como sair lateralmente daqui, ou vamos pra frente ou voltamos de onde viemos... acho que já andamos uns 2 km e devem faltar mais uns 2 para chegarmos. Á partir daqui, conforme desconfiávamos, estamos em uma praia de nudismo. Olhamos para a frente e vemos um senhor caminhando em nossa direção. Fixei meus olhos e disse: 'Filipe, aquele homem ta peladão!' Ele apertou os olhos e disse: 'Não, acho que tem sunga...' Olhei novamente e disse: 'Tá pelado!' Ele disse: 'Mas ta preto em volta...' eu ri e disse: 'É meu amor, bem no meio... e tem algo que balança ali...' Morri de rir...  Filipe dizia: 'Não acredito nisso! O que significa essa pouca vergonha.' Ele bravo e eu rindo. Quando estava bem próximos a nós, o tal Sr. virou e começou ir em direção a uma cadeira e guarda-sol. Quando chegou perto, abaixou-se para tirar algo na cadeira a fim de sentar-se. Quando vi aquilo eu disse: 'Filipe, olha olha olha...' ao que olhou e deu de cara com o olho cego do rapaz olhando pra ele... Ele ficou muito bravo comigo e disse: 'Amor!!! Pelo amor de Deus!!!' Eu ri muitoooo. Mas tive que me controlar ou ele me deixaria pra trás. 
Depois destes episódios, voltamos a contemplar o mar e eu disse: 'Temos que fazer um passeio de barco!' Mas, Filipe achou que isso seria muitíssimo caro. Estamos em uma praia equivalente a Ipanema - RJ e, por isso, nada é para o nosso bico. Insisti que conseguiríamos um passeio a um preço justo! Imagina... vir a Faro e não fazer um passeio marítimo, é como ir ao Rio de não ver o Cristo! 
Chegamos a um lugar que tinha umas pranchas e perguntei ao rapaz se havia passeios com barco, ao que me disse que havia sim. Mas o custo da tal lancha era pra lá de altos... Mas como sempre, EU, toda otimista, continuei a procurar! Andamos mais um pouco e vimos de longe um barco, que parecia de pesca.  Cheguei perto e perguntei: 'Faz passeio?' Ao que me respondeu: 'Faço sim, pra vocês dois? E$ 20,00 por pessoa'. Aceitamos na hora! Quando começamos a preparar para partir, ligaram no celular do barqueiro e pediram que esperasse, pois havia mais algumas pessoas interessadas. Ele me perguntou se havia algum problema ao que respondi: 'Claro que não tem problema! O Sr. vai até nos dar um desconto!' Ele riu, mas deu certo... ele deixou por 15 euros / cada. Partimos então em busca dos cartões postais de Faro!

























O passeio foi mais que demais! Filipe veio até aqui duas vezes e não havia feito. Ficou maravilhado com tudo que viu. 

Ao descermos do barco, falei ao Filipe que devíamos ver um lugar para dormir e ele novamente diz que teríamos que nos afastar desta praia. Aproveito e pergunto ao barqueiro se ele conhecia um lugar BBB (bom, bonito e barato). Expliquei que não temos 'frescuras', por isso, poderia ser um lugar simples. Ele olhou fixo pra nós e pensou... perguntou quanto estamos dispostos a pagar, eu joguei lá embaixo... E$ 30,00, respondi! Ele pensou novamente e disse: 'É o seguinte, se quiserem podem ficar lá em casa, mas no fim vão ter que deixar tudo limpo, ok?!?' Respondi imediatamente: 'OK!' 
Seguimos o homem e o Filipe começa a cochichar brigando comigo: 'Claudia!! A casa do homem deve estar imunda e ele quer que limpemos lá e você aceitou??!!' Eu olhei assustada para Filipe e disse: 'Não foi o que eu entendi... pelo o que ele falou, quer que deixemos limpo o que nós sujarmos... e mais, se a casa não tiver condições, dizemos a ele que não vamos ficar, simples assim...' 
Continuamos seguindo o homem, em silêncio, mas sinceramente também fiquei pensativa... imaginei redes de pesca, cheiro de peixe e iscas espalhados por um ambiente que serviria para tudo... quarto, cozinha, banheiro, chiqueiro, menos para dormir. 
Foi bem rápido, pois a casa dele ficava no quarteirão da praia. Quando chegamos, por fora parecia uma casa normal... um sobrado. (respiro). Ao entrarmos, subimos uma escada. Eu não acreditei no que via! A casa estava tão limpa e organizada que dava de 10 x 0 na minha. Ele mostrou tudo, banheiro, roupa de cama, etc (tinha até shampoo no banheiro), nos deu a chave e pediu apenas que amanhã, antes de sairmos, tiremos a roupa de cama, varramos o chão (caso tenha areia) e deixemos tudo exatamente como está. Concordamos com tudo, deixei pago e quando ele foi embora ríamos muito! Inacreditável tudo ocorrer bem assim... Tomamos um banho rápido e saímos novamente.

Há dois anos atrás, em 2011, vim a Portugal pela primeira vez. Pesquisei tudo o que podia. Descobri que aqui no Sul, havia uma exposição na areia conhecida como Fiesa. São esculturas, em tamanho real, com temas variados. No entanto, ela funciona apenas no verão (Maio a Setembro) e esta é uma das razões de estarmos aqui. Partirmos até lá! Agora são 18 hrs e decidimos pegar um táxi, pois de acordo com um garçom que nos orientou, estamos a uns 6 km da exposição. Aliás, este garçom foi tão prestativo, que se propôs até a chamar o táxi. Agradecemos a ele e avisamos que voltaríamos para jantar neste restaurante... ele nos disse que deixaria reservado, pois comumente costuma encher... achei que ele estava exagerando, mas deixamos a reserva feita... afinal, ele foi mesmo muito prestativo e nossa 'pousada' fica exatamente no mesmo quarteirão o restaurante!


Aguardando o Táxi
Na sequência aconteceu algo muito constrangedor. Comentei que havia comprado um xarope devido a uma tosse, no entanto, o tal do xarope ficou no lixo do aeroporto. Assim que entramos no táxi, comecei a tossir, de um jeito desajeitado e sem parar... é como se eu tivesse engasgada, mas não estava. Imagine a cena... levamos uns 10 minutos para chegar no local e tossi o tempo todo! O motorista até abriu as janelas, provavelmente temendo ser alguma doença contagiosa. O Filipe tentava conversar com ele, como se isso não o fizesse perceber que estava quase perdendo meu pulmão lá trás... mas acho que não adiantou muito. Lembro-me de ouvir o Filipe dizendo: 'Claudia, tudo bem? Poxa vida, isso nunca aconteceu antes!' Quando lembro-me disso tudo dou muita risada... mas na hora, nem foi tão engraçado assim! Quando descemos, o taxista mais que depressa foi embora, temendo pedirmos que esperasse. O Filipe queria mesmo chamar outro para me levar ao hospital, mas eu disse que só precisava de uma bala, ou algo doce, só isso... encontramos um pirulito e eu achei que poderia servir. Realmente aliviou muito, mas ainda assim tossia bastante lá dentro. Tirando a parte da tosse, a exposição é tudo de bom... muito linda! É como se o 'Tonho da Lua' tivesse passado por aqui, parece aqueles sonhos malucos. Este ano, o Tema do Fiesa é: Ídolos da Música.

































Ao sairmos daqui o Filipe queria chamar um táxi. Mas eu já tinha parado de tossir e o sol se põe umas 21 hrs. Por isso, disse que preferia voltar caminhando. Ele ficou com medo que eu piorasse, mas consegui convencê-lo dizendo que aproveitaríamos para procurar uma farmácia no caminho. Andamos os 6 km até o centro de Armação de Pêra e nos divertimos bastante. Quase colhemos uns figos no caminho, mas estavam verdes... 



Ao chegarmos no restaurante, estava mesmo lotado! Se não tivéssemos deixado reservado não teríamos como jantar. Quando nos sentamos, tiramos os óculos e caímos em uma gargalhada só... bom só pra vocês entenderem o porquê, antes de ver a foto, chegamos aqui em Faro às 08:00 hrs. Como eu disse sobre o clima, havia sol mas o vento era muito gelado. Por isso, a brasileirinha aqui não se lembrou do uso do protetor solar e mais... andamos de óculos o dia inteiro... o resultado está ai embaixo... não conseguíamos olhar um para a cara do outro... 


O jantar foi maravilhoso: rodízio de peixes e batatas assadas... . E$ 11,00 por pessoa, comemos a vontade e imagine o quanto, afinal, caminhamos quase 20 km hoje. Estou quase me sentindo uma peregrina...


Quando terminamos o jantar, meu desejo era ir até a praia ver um pouco mais do mar e estrelas... no entanto, meu corpo pedia uma cama e descanso... acabei por me entregar... voltamos ao nosso 'lar' e dormimos profundamente depois de um dia de sonhos... 

O Filipe sempre me diz: 'Você é louca! Mas todas as suas loucuras dão certo! Então com você eu topo qualquer coisa... pois eu nunca vivi tanto como quando estou com você... '

Nenhum comentário:

Postar um comentário