quinta-feira, 20 de junho de 2013

Parte 1 - PORTUGAL - Espanha a Ponte de Lima

Acabamos de concluir o Caminho de Santiago de Compostela á partir da França - Saint Jean Pied Port. Parece que estive em um sonho... estou entorpecida com tudo o que vivi nos últimos dias, é muita informação para processar. Coisas que eu tinha certeza que eram, de repente não eram... e coisas que eu nem imaginara que poderiam acontecer um dia agora são realidade. Embora os dois últimos dia do caminho foram extremamente desgastantes para mim, sair dele custa muito. É uma sensação de perda muito grande, hora de voltar e encarar a realidade... isso assusta.

Como Filipe, meu noivo, ainda mora em Portugal e a cidade que mora atualmente fica a 280 km de Compostela, para me encontrar no Caminho de Santiago ele deixou seu carro ao lado da rodoviária de Santiago e pegou dois ônibus até León. Por isso, agora estamos de carro partindo em direção a Portugal. Escolhemos para isso coincidentemente uma rota onde há muitos peregrinos indo em direção a Compostela, pela Via La Plata, uma rota do Caminho de Santiago vinda do Sul do país, exatamente de Sevilha (meu próximo objetivo de rota para Santiago). Toda vez que passamos por um peregrino, abro o vidro do carro do Filipe e grito: BUEN CAMIÑO! 


Dá uma vontade inexplicável de pular do carro e montar de novo na bike para acompanhá-los. Mas não posso... acabou. Precisamos ir. 



Já em Portugal, o Caminho e as setas continuam me torturando... há vários caminhos partindo de todo o país em direção a Compostela. Filipe já fez 3 vezes partindo de Guimarães, próximo a sua casa. 


Quando chegamos a Ponte de Lima, um dos pontos mais conhecidos do Caminho Português, faço questão de parar para algumas fotos... 






Aproveitamos também que é hora do almoço e vamos comer os típicos, deliciosos e baratos pratos portugueses e tomamos ooo café, que é outra maravilha a parte. Não entendo, como o café do Brasil pode chegar lá com aquele sabor... por aqui, não temos café... o nosso café deve estar todo por lá...







Na Espanha comíamos por 10 euros cada um... aqui em Portugal, uma diária, como é chamado o prato do dia, custa 5 euros cada... e com mais 1 euro comemos a sobremesa e  tomamos o café!

Aproveitamos que estávamos por lá e passeamos um pouco. 




Depois disso, fomos pra casa, a fim de descansarmos. Lembro-me de ter dormido a tarde e  noite inteira... acho que devia mesmo estar cansada. 

2 comentários: