terça-feira, 3 de outubro de 2017

HOLAMBRA - CITY TOUR NA EXPOFLORA - 2017

Há um ano, havia levado minha mãezinha para conhecer a Expoflora, na cidade de Holambra. Ela tinha muita vontade e eu mesma também não conhecia. Embora tenhamos gostado do passeio, fiquei imaginando como seria conhecer Holambra e suas imediações de bike. Por isso, neste ano de 2017, convidei uns amigos para um City Tour, com direito a conhecer um Campo de Gérberas e plantações de mini girassóis. Aproveitamos também para desbravar uma trilha que havia encontrado no wikiloc.

Marcamos um ponto de encontro em Sorocaba às 06h00 para chegarmos em Holambra antes das 08h00. O City Tour seria guiado, já que queríamos entrar numa plantação de flores e isso só é possível através de uma agência de turismo.
(Agência Holambra Turismo - 15 9 8199-0072 - Daiana)

As 08h00 estávamos todos a postos para iniciar o passeio, acompanhados por nossa guia Dainana. 


Antes de contar como foi nosso passeio, vou fazer um resumo sobre esta linda cidade:


Holambra

Uma cidade ainda jovem, emancipada há 25 anos, e fundada em 14/07/1948. Está localizada no estado de São Paulo e destaca-se por ter o 61° índice de qualidade de vida do Brasil, além de ser destaque por ter o melhor índice de segurança do país.

Seu nome é uma junção de Holanda, América e Brasil, e se dá em virtude da colônia neerlandesa que se firmou na antiga fazenda Ribeirão.


Com mão de obra qualificada no setor agrícola, o município destaca-se como o maior centro de produção de flores e plantas ornamentais da América Latina. É considerada oficialmente uma estância turística e anualmente promove a maior exposição de flores da América Latina: a Expoflora.

Nosso Passeio

Acompanhados de  nossa guia Daiana, atravessamos a Expoflora, que ainda não tinha começado, e seguimos para o centro comercial que é uma gracinha! Ali, ela nos explicou um pouco sobre a história da cidade, sua forte influência de colonização holandesa e as consequências positivas disso para o comércio da cidade, razão de sua economia ser fortemente impulsionada pelas flores.



Após sua explicação, nos deu alguns minutos para fazermos nossos registros por ali.



Na sequência, fomos guiados a uma fazenda de flores, onde são cultivadas Gérberas, Rosas e Mini Girassóis. Foram uns 5 km em estradas de terra. É emocionante para mim poder entrar ali e fazer as fotos! Sinto uma paz muito grande, estar entre as maravilhosas criações de Deus e as flores, sem dúvida, fazem a minha vida muito mais feliz! Segue algumas imagens que fizemos por lá:







Daiana nos levou também até o mercado de flores que fica na rodovia, próximo a entrada da cidade. Aproveitamos para apreciar as flores que estavam a venda, usar o banheiro e comer alguma coisa. 


Após, fizemos uma parada para fotos no portal da cidade e em outros pontos turísticos. 











Ali no Moinho nos despedimos de Daiana, fizemos mais algumas fotos e partimos em direção ao pedal 'by wikiloc' que tínhamos baixado. O pedal teve início por um trecho de estradas asfaltadas e, na sequência, seguimos em direção a Artur Nogueira, por estradas em terra. Passamos por várias estufas de flores, mas todas estavam fechadas. Não havia comércios em praticamente todo o caminho, por isso, caso decidir fazer, leve bastante água e o que comer. Segue algumas fotos do pedal:






Faltando uns 10 km para o final, passamos por um pesqueiro. Paramos ali para nos abastecer.


Passamos também por um Cristo Redentor, localizado em uma propriedade particular na zona rural, no bairro Quilombo, na divisa entre Artur Nogueira, Cosmópolis e Holambra. Ele impressiona pelo tamanho (12 metros de altura) e beleza. Ele fica aberto aos visitantes gratuitamente. Filipe, Camacho e eu decidimos subir até lá. 






Ao retornar para a cidade, passamos pela Praça da Cachoeira, muito bonita! Mais uma paradinha para fotos:




Estávamos famintos! Por isso, seguimos para o restaurante Sabor e Arte onde fomos muito bem recebidos e desfrutamos de uma comida deliciosa!


Foi um dia maravilhoso ao lado de pessoas muito queridas! Segue um pequeno vídeo deste dia:


Caso queira fazer este pedal, segue as coordenadas:

Apenas lembrando que, para ter acesso a fazenda de flores é necessário estar acompanhado de um guia que tenha acesso!


Obrigada Vida!

Strava




Nenhum comentário:

Postar um comentário