quarta-feira, 19 de março de 2014

UM PASSEIO PELO ATERRO DO FLAMENGO - RIO DE JANEIRO - 19/03/2014

Hoje o treinamento estava previsto para às 09:00 hrs. No entanto, acordei 05:30 hrs e parti em direção ao Aterro do Flamengo às 07:00, devido ao medo do trânsito. Deixei tudo pronto no hotel e fui dar uma 'voltinha' na orla, a fim de esperar o tempo passar... 

Atravessei a rua, um túnel e pude avistar praia. No entanto, fui obrigada a parar e apreciar uma obra de arte 'grafitada' sob o túnel. Tratava-se do rosto do Cristo Redentor. O desenho está tão perfeito, que é possível sentir as curvas e o sol tocando o rosto dele. Tirei uma foto para guardar esta recordação. 


Assim que sai do túnel, vi um parque onde havia vários idosos praticando esporte. Observei pensando que, quando for minha vez, espero ter tamanha força de vontade, assim como eles !


Quando cheguei a orla, escolhi caminhar para o lado direito, pois ao fundo fica o Pão de Açúcar. Na praia, várias pessoas jogando bola e praticando ginástica laboral. 


Alguns personal trainers sabem mesmo ser criativos! Criam um tipo de 'circuito' na areia, para os alunos percorrerem em treinamento. Detesto academia... se tivesse um desses perto de casa, com certeza seria a 'minha praia' rs. 



Descobri que há um projeto nas grandes capitais, patrocinado pelo banco Itaú, chamado Mobilicidade. O mesmo disponibiliza bike, em vários pontos da cidade, a um custo ridículo (5 reais por dia). Basta fazer o cadastro pela internet e liberar a bike através do celular. Fiquei encantada! (site de cadastro) 


Plena 8:00 hrs, o sol está torrando, 30º C. Me arrependi por não ter trazido um shorts... minha calça jeans está começando a incomodar. 

Continuo caminhando e a beleza vai aumentando. Como o Aterro é lindo! Este lugar, boa parte criação humana, é uma prova viva de que quando há um bom projeto de arquitetura e urbanismo por trás, se obtém bons resultados, né Pâmela Debiazzi ;) ! (Saiba mais sobre o projeto, acessando o link). Em algum ponto, decido pegar minha câmera e apontar para qualquer lugar... o resultado é este:

  



Estou tão absorta com o lado esquerdo, que quando decido olhar para o lado direito, descubro que há outro ponto turístico maravilhoso de 'olho em mim'... 




Um pouco mais à frente, paro e decido contemplar uma das belezas mais marcantes do Rio, o morro Pão de Açúcar... 


Olho em volta e observo um monumento a minha direita em um formato de pirâmide. Sigo até lá e descubro que trata-se do Monumento Estácio de Sá. 


Faço uma pesquisa e descubro que os restos mortais de Estácio de Sá, guerreiro e fundador da cidade, foram transferidos para cá após o projeto do Aterro ter destruído a Igreja de São Sebastião, local onde estava enterrado anteriormente (clique para saber mais sobre a antiga Sé). Este obelisco é apenas parte do monumento. Há uma galeria subterrânea, visível através de um vidro que fica próximo ao monumento. De cima, através deste vidro, é possível ver na parte interna uma lápide com uma inscrição que faz menção a Estácio de Sá. 


Fiquei confusa com a inscrição e ao pesquisar, descobri que foi escrito em um português arcaico. A inscrição diz o seguinte: 

"Aqui jaz Estácio de Sá, Primeiro Capitão e conquistador desta terra e cidade, e a campa (lápide) mandou fazer Salvador Correa de Sá, seu primo segundo, Capitão e Governador, com suas armas e também esta capela acabada no ano de 1583". (A capela acabada refere-se a antiga Sé, Igreja de São Sebastião que existia no morro do Castelo que foi destruído.) 

Uma espreitada no relógio e descubro que faltam 30 minutos para iniciar o treinamento. Dou meia volta, mas agora decido ir por uma ciclovia que não tem tantas curvas, como na orla. Durante a volta, sou obrigada a fazer mais algumas fotos. Tem algumas árvores pelo caminho que me chama muito a atenção! Tais possuem algumas 'bolas' penduradas e umas flores MARAVILHOSAS, que saem direto do tronco e com um cheiro surpreendente! Seu nome não é compatível com tamanha beleza, cientificamente chama-se 'Abricó de Macaco' e popularmente chama-se 'Castanha de Macaco'. Ela é originária da Amazônia e possui uma altura entre 8 e 15 metros. 




Durante meu retorno, passei por um túnel que também achei muito bonito, em especial, devido a vegetação a sua volta... 



Ao atravessar de volta, em direção ao Hotel observo melhor o Castelinho do Flamengo. Este prédio, construído em 1918 pelo arquiteto italiano Gino Copede, serviu de residência a um rico empreendedor português. Na década de 90, foi transformado em centro cultural e leva o nome do dramaturgo Oduvaldo Viana Filho, que morreu em 1974. No local, há salas onde são ministrados alguns cursos, exposições, muitas delas voltadas a fotografia. Há também mais de três mil filmes nacionais e estrangeiros, que podem ser assistidos em cabines com computador e TV e o melhor, tudo gratuito! Infelizmente meu horário não permitiu conhecer a parte interna, mesmo assim, fiquei encantada com a arquitetura. 


Fico me perguntando, porque todo carioca não faz uma caminhada como esta antes de começar o dia? Me sinto tão bem, que saio pronta para qualquer coisa! 

Fonte de pesquisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário