sábado, 19 de julho de 2014

BRASÍLIA - 17/07/2014

Apesar de eu amar viver 'mundo a fora', a ideia de viajar a trabalho não me agrada nem um pouco... Deixar meus amores para trás faz-me sentir uma imensa saudades! Por sorte, podemos contar com a tecnologia, que nos permite sentir que não estamos tão longe assim... 


Mas já que estou aqui, prefiro fazer valer a pena, por isso, tive que pesquisar um pouco mais sobre nossa capital - Distrito Federal e cidades satélites, para entender um pouco melhor para onde estou indo. 

Idealização e desenvolvimento

  • 1891 - Desde a primeira constituição republicana, citou-se a mudança da capital do Rio de Janeiro para o interior do país. Nesta data, foi enviada uma comissão (denominada Vera Cruz) ao local, que avaliou a qualidade de reservas naturais, topografia, clima, fauna e flora. Segue imagem do primeiro esboço:
  • 1894 - A Missão Cruls (Comissão Exploradora do Planalto Central), foi responsável pelo represamento do Lago de Paranoá, criado para aumentar a umidade em suas proximidades, visto que o clima daqui, principalmente durante a estiagem (maio a setembro), é extremamente seco. O lago possui 40 km de extensão, 48m profundidade máxima, algumas ilhas artificiais e 80 km de perímetro. Além disso, o local proporciona uma série de lazeres como  passeios de barco, regatas, competições de wind surf, entre outros. (Preciso dizer que, após ler tudo sobre o projeto desta cidade, as propostas arquitetônicas de urbanização mexeram comigo... imaginem que é possível até pensar em mudar a 'umidade' de uma região, quando isso é visto antes do projeto final... incrível mesmo!)
  • 7 de setembro de 1922, no centenário da independência do Brasil, o então presidente Epitácio Pessoa lançou a pedra fundamental. 
  • 1954, sob o governo do presidente Café Filho, o marechal José Pessoa foi convidado para ser encarregado da comissão que examinou o local onde a nova cidade seria construída. Esta comissão foi a responsável por definir o exato ponto onde localizar-se-ia a cidade de Brasília. O plano piloto foi entregue nesta ocasião. A ideia inicial era que a cidade chamasse Vera Cruz e suas ruas Independência, Bandeira, etc., bem diferente das siglas alfa-numéricas de hoje como W3, SQS, SCS, SIA, etc. 
  • 1956 - José Pessoa e o então presidente, Juscelino Kubitschek, não conseguiram se entender e, por isso, o marechal Pessoa foi substituído por seu secretário, Ernesto Silva, que neste mesmo ano acabou assinando o edital do plano piloto
  • 1957 - O arquiteto Lúcio Costa venceu um concurso para desenvolver o projeto urbanístico da capital.

Urbanismo e Arquitetura

De acordo com o arquiteto Lúcio Costa, a cidade foi projetada no formato de uma borboleta... (eu não sei onde exatamente esta ideia morreu, afinal, em todas as imagens que vejo, enxergo um avião (rs)).


O projeto, basicamente, consiste em um eixo norte/sul e o eixo monumental, leste /oeste. Nas duas asas, Sul e Norte, localizam-se quadras residenciais, comerciais, escolas, igrejas, lazer e diversão e a parte central é onde localiza-se a Rodoviária. O eixo monumental é composto pela esplanada dos ministérios, praça dos três poderes, torre de TV, estádio, praça do Buriti, Sede do Governo do Distrito Federal... simples assim. Acho interessante que estes setores ajudam a definir bem a cidade pois, em um setor onde foi definido como industrial, por exemplo, não encontraremos residências e vice-versa. 

Nosso famoso arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, foi o responsável por boa parte de todos os edifícios oficiais da cidade. Gostei muito do que li, sob sua ótica, a respeito deste assunto:

"Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai, é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas de meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, o universo curvo de Einstein."

Sem mais, basta observar suas obras para perceber que é exatamente assim que ele sente, sobre sua criação...
  • 21 de abril de 1960 - Juscelino fecha simbolicamente os portões do Palácio do Catete, no RJ, para fazer a transferência simbólica para Brasília. Este, portanto, foi o dia da inauguração da cidade. (É a mesma data da morte de Joaquim da Silva Xavier, líder da Inconfidência Mineira, e da fundação de Roma). 

Edifícios de Brasília

Bom, como disse, estou a trabalho. Costumo acordar cedo todos os dias, 5h30m e, por isso, aproveito o fato que hoje meu trabalho começará oficialmente apenas às 09h, acordo no horário de sempre e saio pela cidade para fazer algumas fotos. 

Memorial JK

O memorial é um projeto de Oscar Niemeyer. Trata-se de um mausoléu que guarda os restos mortais do fundador de Brasília, Juscelino Kubitschek. Além de um auditório, o local conta com um acervo de 3 mil livros, que pertenciam ao antigo presidente. Aqui funciona uma exposição permanente de seu objetos pessoais, mas infelizmente, às 6h da manhã não estava aberto. Pelo que vi no site, o local parece ser bem legal por dentro!
Ter. a Dom., 9-18h

Último carro pessoal de Juscelino
Ford Galaxie - 1974






Achei muito bacana que aqui tem aquele mesmo sistema de aluguel de bikes, que tinha visto no RJ.


Torre da TV e Praça das Fontes

A torre foi projetada por Lúcio Costa, em 1967, para a transmissão televisiva. Hoje, funciona o Museu das Gemas, onde há uma exposição permanente de pedras preciosas. A torre tem 224m de altura, sendo a terceira estrutura mais alta do Brasil. Aqui funciona também um mirante. 
Diariamente 08-20h


A praça da fonte, que fica em frente a Torre de TV, também é uma atração a parte... 




Complexo Cultural da República

  • Biblioteca Municipal

A biblioteca também é um projeto de Oscar Niemeyer. Ela possui 120m de comprimento, 17m de largura e 25m de altura. 



  • Museu Nacional Honestino Guimarães

Situado a 50m da biblioteca, possui uma cúpula de 80m de diâmetro. Por alguma razão, que infelizmente eu desconheço, durante a noite nesta semana, havia um projetor que transmitia imagens que iam se alternando, de pontos turísticos do Brasil e da China. Era muito lindo, mas infelizmente não havia a menor chance de estacionarmos.
Seg. a sex. 09-20:45h
Sab. e dom. 09-17:45h 




Catedral Metropolitana Ns. Sra. Aparecida

É um dos edifícios mais impressionante de Niemeyer e um dos mais visitados de Brasília. Inaugurado em 1970, possui 16 perfis curvos unidos até o topo. Sua inspiração traduziu o gótico da forma mais moderna possível. 
08:30h - 18:30h 



Congresso Nacional

É a sede do Poder Legislativo e tem um prédio que vale admirar, também obra de Niemeyer. Destaca-se pelas duas cúpulas; a côncava abriga o senado federal e a convexa a câmara dos deputados.
Diariamente 09:30-17h. 
www.camara.gov.br
www.senado.gov.br 





Praça dos Três Poderes

Praça que fica entre os três poderes - executivo, legislativo e judiciário. 


Os Candangos




Panteão da Pátria
Palácio do Itamaraty

Uma das obras mais conhecidas de Niemeyer, sede das Relações Exteriores. Possui 14 arcos de onde emergem pequenas cascatas d'agua. É muito lindo!
Seg. a dom. 9h-11h e 14h-18h
www.itamaraty.gov.br





Superior Tribunal de Justiça

Mais uma das obras projetadas por Niemeyer. Aqui funciona uma exposição permanente sobre as leis e toda a história da Constituição do país.  
Seg. a sex. 16h
www.stj.gov.br



Foto Wikpédia
A Justiça - Tem os olhos vendados para demonstrar que a justiça é imparcial (piadinha)
Palácio do Planalto

Aqui é a sede do poder executivo do Brasil. Projetado por Niemeyer, caracteriza-se pela rampa que dá acesso ao salão nobre. Aqui são realizado grandes eventos, como visita a dignatários e estrangeiros. 
Dom. 9h30 - 14h.
www.presidencia.gov.br




Palácio da Alvorada

Residência oficial da Presidência da República. Também faz parte dos projetos de Oscar Niemeyer. Foi a primeira grande obra da capital e apresenta a complexa geometria entre os planos curvos. 
Qua. 15-17h - Bilhetes limitados. 





Foto Wikpédia


 Ponte JK

Com pouco mais de 1 km, a Ponte Juscelino Kubitschek, foi inaugurada em 2002 e eleita em 2003 a ponte mais bonita do mundo. A ponte faz a ligação entre o Eixo Monumental e a QI 26, do Lago Sul.  




Foto Internet
Foto Internet
Foto Internet
Teatro Nacional Claudio Santoro

Também faz parte das obras de Niemeyer. Foi inaugurado em 30/01/1961 e seu projeto idealizado em forma piramidal. Em seu interior existem três salas de espetáculos que, juntas, podem receber mais de 1.800 pessoas. 
www.sc.df.gov.br


Palácio do Buriti

Trata-se da sede do Distrito Federal. Este é um projeto do arquiteto Jorge Esteves, integrante da equipe de Niemeyer. 

Alias, descobri algo interessante sobre as 'cidades-satélites'. Primeiramente, este termo é uma designação usada para referir a centros urbanos que surgem nos arredores de uma grande cidade, neste caso em específico, de Brasília. As cidades do Distrito Federal, 31 no total, não tem prefeitos. Na verdade, há um governador (que fica no Palácio do Buriti) e 31 administradores que são eleitos pelo governador através do sistema 'cargo de confiança', para dirigir as cidades. Em frente a este palácio, há um monumento com a imagem da Loba amamentando Remo e Rômulo, símbolo de Roma (e simbolo do Brasil, se é que vocês me entendem). 



Lamentavelmente a conclusão do grande projetista Oscar Niemeyer sobre sua obra foi:  "Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá, foi como criar um lindo vaso de flores para vocês usarem como pinico. Hoje eu vejo, tristemente, que Brasília nunca deveria ter sido projetada em forma de avião, mas sim de camburão"....

Por fim, depois de dois dias inteiros por lá, entre treinamentos e muita conversas produtivas, almoçamos em um restaurante que gostei muito. Não sou 'chegada' naqueles restaurantes cheios de etiquetas e talheres... por isso, Fabíola (Arquiteta e proprietária da Celmar Brasília) levou-me a um restaurante chamado Trem das Onze. Amei toda a decoração. 


http://www.tremdasonzebrasilia.com.br/novo/


A noite, ao voltar ao hotel, percebi que havia uma sala de leitura... 'babei' em praticamente todos os livros que haviam ali... não sei quem montou o conteúdo da tal sala, mas achei de um extremo bom gosto!








E após duas longas noites longe de casa, pude voltar e contemplar tudo o que havia deixado para trás... 

Adeus Brasília...



Fonte de pesquisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário