Onde: Fantasma da Ópera - Teatro Renault - SP
Quem: Claudia Jak, Marlene Jak e Dio Jak
Quando: 04/11/2018 - 20h00
Valor: R$ 160,00 Ingresso 50% + R$ 50,00 transporte
Há 10 anos a peça O Fantasma da Ópera encontrava-se em cartaz no teatro abril, em São Paulo. Na época eu cursava a faculdade e, devido a isso, a grana estava muito curta. Eu literalmente chorei muito quando foi descontinuada, achando que tinha sido a única oportunidade que teria de assistir. Quando soube que a peça voltaria em cartaz neste ano, no Teatro Renault, não perdi tempo! Verifiquei se o Filipe iria comigo, mas ele disse que não se interessava muito. Disse que se não encontrasse ninguém, aceitaria me acompanhar mas, caso pudesse ir com outras pessoas, seria melhor. Comecei a pesquisar quem desejaria ir tanto quanto eu e, para uma agradável surpresa, além dos meus pais, consegui encontrar uma excursão de amigos. Fechamos com eles e aguardamos o grande dia chegar!
Resumo da Peça
O romance conta a história dramática de um músico talentoso que, por ter o rosto deformado, se afasta de toda a sociedade, habitando as catacumbas de Paris. Na ópera, se apaixona por Christine, a jovem orfã a quem dá lições de canto durante a noite.
Christine reencontra Raoul, o novo patrono, que era seu amor de infância. O Fantasma, com ciúmes, a rapta e leva para seus aposentos, debaixo da ópera, acreditando que ela vai amá-lo. Christine arranca sua máscara para ver o seu rosto. Vê seu rosto desfigurado e ele ordena que volte ao teatro.
Ao perceber que a soprano vai fugir com o amado, volta a sequestrá-la e decide forçá-la a casar, sob ameaça de matar Raoul. Erik partilha um momento de intimidade com a moça, contando seu passado e chorando. Acaba deixando que Christine parta com Raoul.
04/11/2018 - A excursão partiu de Sorocaba as 14h00.
Como era volta de feriado prolongado, fomos mais cedo e aguardamos no Shopping Eldorado o horário do início. Aproveitei para jantar antes de ir.
As 19h00 chegamos ao Teatro.
A apresentação foi perfeita! Músicas, elenco, concerto o famoso lustre... tudo é de tirar o fôlego.
Personagens principais
ERIK , O FANTASMA DA ÓPERA
Protagonista e personagem do título, o Fantasma da
Ópera é um homem que nasceu deformado e por isso foi rejeitado pelos
pais. Se escondeu nos calabouços da Ópera, onde descobriu o seu amor pela
música e se apaixonou por Christine. Disposto a tudo para tê-la do seu lado,
decide sequestrá-la e obrigá-la a casar mas acaba libertando a jovem.
CHRISTINE DAAÉ
Filha de um violinista, Christine ficou orfã durante a
infância e acabou sendo acolhida pelos funcionários da Ópera. Durante
a noite, escutava uma voz que a ensinava a cantar e dizia ser um anjo, enviado
para protegê-la. Ao mesmo tempo que vai alcançando sucesso enquanto soprano,
reencontra Raoul, seu primeiro amor, e se torna vítima da obsessão de
Erik.
RAOUL, VISCONDE DE CHAGNY
Raoul é o novo patrono do teatro. Reencontra Christine,
sua paixão de infância, e volta a nutrir sentimentos por ela. Quando percebe
que o teatro está sendo ameaçado e que a jovem é manipulada por Erik, corre
todos os riscos para tentar salvá-la.
Enredo do romance
O Fantasma da Ópera conta a história trágica de um
triângulo amoroso passado nos bastidores de uma ópera parisiense. O
protagonista, uma entidade mascarada que assombra a ópera, desenvolve uma
paixão obsessiva por Christine, a jovem soprano que ficou orfã e foi acolhida
pela trupe. Durante anos, de noite, ela escuta a sua voz e ele a ensina a
cantar, dizendo que é o "Anjo da Música".
A chegada de Raoul vem perturbar a rotina dos dois. O
Visconde, novo patrono do teatro, foi namorado de Christine durante a
infância. Quando se reencontram, logo se reconhecem e se apaixonam de novo. O
Fantasma ameaça e ataca a prima donna, Carlotta, a cantora principal. Ela
acaba perdendo a voz e é substituída por Christine.
Depois de vê-la no palco, Raoul a procura e se declara a
ela, convidando-a para sair. O Fantasma escuta a proposta e fica enraivecido de
ciúmes, aparecendo finalmente diante da moça e sequestrando-a. Christine é
levada para o mundo subterrâneo onde o Fantasma vive. Ele confessa o seu amor
por ela, dizendo que precisa da sua companhia e da sua voz para a música
que compõe.
Ela tenta ver o seu rosto e arranca a sua máscara,
provocando a fúria dele e a sua vergonha. Deixa que Christine regresse ao
teatro e a moça conta para Raoul que foi sequestrada. Decidem fugir
juntos, mas ela quer se despedir e cantar uma última música para Erik. Ele
escuta a conversa e no dia seguinte a leva novamente para o seu
esconderijo, querendo obrigá-la a casar com ele. Ela se recusa mas o Fantasma
ameaça matar Raoul, que era seu refém.
Por amor ao Visconde, a moça acaba
aceitando. Erik resgata Raoul da sua câmara de tortura e Christine
levanta a máscara para beijar seu rosto. O Fantasma confessa que nunca foi
beijado, nem mesmo por sua mãe, e os dois choram. Suas lágrimas se misturam,
num momento de grande intimidade e emoção.
Erik deixa Christine partir com Raoul mas faz a moça
prometer que vai regressar quando ele morrer e devolver o anel de ouro que ele
lhe deu. Algum tempo depois, Erik morre "de amor" e Christine volta à
Ópera para enterrar o seu corpo em um local escondido, devolvendo o seu
anel.
Análise do musical
A adaptação do romance de Leroux para o teatro musical
foi escrita e composta por Andrew Lloyd Webber, com letras
de Charles Hart e Richard Stilgoe. Estreando em 1986 em Londres e na
Broadway, dois anos depois, foi um sucesso estrondoso.
O Fantasma da Ópera se tornou o espetáculo com maior tempo
de exibição na Broadway, tendo ultrapassado as 10 mil sessões no ano de 2012.
Musicalmente, várias análises apontam que o grau de inovação das músicas
compostas pelo Fantasma (na sua ópera "Dom Juan Triunfante"),
contrastam com as formas tradicionais presentes nas outras canções do
espetáculo, salientando o seu talento e gênio.
Prólogo
O espetáculo começa no ano de 1905, na Ópera Populaire,
durante um leilão. Raoul, já velho, compra um lote onde estão guardados
artefatos antigos, relacionados com o mistério do Fantasma da
Ópera.
Quando levantam o pano do lustre comprado, ele magicamente
se acende e sobe, ficando no cimo do palco. O cenário muda, como se os anos
voltassem para trás e o teatro voltasse à sua era de esplendor.
Ato I
Assim, no primeiro ato, corre o ano de 1881 e Carlotta, a
estrela do espetáculo está ensaiando quando fenômenos explicáveis começam a
acontecer e os artistas em palco gritam que o Fantasma está presente. A prima
donna, assustada, se recusa a continuar e abandona o local.
Madame Giry, supervisora do balé, sugere que Christine, a
jovem soprano que cresceu na Ópera, faça uma audição para ocupar o papel. Ela
canta "Think of Me" ("Pense em Mim") e suas capacidades
vocais e técnicas surpreendem todos os presentes.
Depois do sucesso da sua estreia. Christine confessa a
sua amiga Meg, filha de Madame Giry, que o seu professor é uma voz que
escuta durante a noite, desde a infância, intitulada o "Anjo da
Música".
Na mesma noite, a moça reencontra Raoul, seu antigo amigo e
novo patrono do teatro. Conversam sobre o pai de Christine, que morreu, e ela
conta que ele lhe enviou um anjo que a guarda e ensina a cantar. Embora a
paixão reacenda entre os dois, a soprano tem que recusar o seu convite para
jantar, alegando que o seu mestre é muito rigoroso.
Com ciúmes, o Fantasma aparece para Christine num
espelho, pela primeira vez, e a carrega pela mão até ao seu esconderijo. Numa
das cenas mais famosas do musical, atravessam um lago subterrâneo de barco
enquanto cantam "Phantom of the Opera" ("O
Fantasma da Ópera).
A figura misteriosa declara seu amor pela cantora e afirma
que precisa da voz dela para dar vida às suas composições musicais. Curiosa,
ela levanta a máscara e vê seu rosto deformado. Ele assume um
comportamento violento, gritando e batendo na soprano. Depois, emocionado,
confessa seu sofrimento e desejo de ser igual aos outros.
O Fantasma manda um bilhete para o diretor da Ópera,
exigindo que Christine seja a estrela do próximo espetáculo e avisando que iria
se vingar se não o obedecessem. Assim, enquanto Carlotta está no palco, o
Fantasma transforma sua voz no coaxar de um sapo. De repente, o corpo de um
funcionário do teatro que estava sempre falando mal do Fantasma aparece no
palco e gera pânico entre o público, enquanto se escuta uma risada maléfica.
A jovem consegue fugir para o telhado com Raoul e conta
tudo o que aconteceu no esconderijo do Fantasma. Embora, inicialmente, não
acredite, o patrono declara seu amor e promete protegê-la. O Fantasma escuta a
conversa e, em fúria, faz cair o lustre em cima do palco.
Ato II
Depois do episódio do lustre, o Fantasma volta a aparecer
diante de todos durante um baile de máscaras, fantasiado de Morte Vermelha.
Anuncia que escreveu uma opéra chamada "Don Juan Triunfante" e
exige que ela seja encenada imediatamente, com Christine como cantora
principal.
Raoul, sabendo que o Fantasma estará presente na estreia,
tenta convencer a amada a ajudá-lo a montar uma armadilha mas ela se sente
relutante em atraiçoar o seu mestre. O Visconde descobre, através de
Madame Giry, que a entidade misteriosa é um gênio musical com poderes mágicos
que, por ter o rosto deformado, decidiu se esconder nas catacumbas da
Ópera.
Durante a peça a soprano descobre que está contracenando
com o próprio Fantasma e arranca novamente a sua máscara, desta vez diante de
todos. Nesse momento, o corpo do ator que deveria estar em palco é encontrado
nos bastidores.
Com a confusão, o Fantasma sequestra Christine, não sem
antes capturar seu rival. Obriga a jovem a usar um vestido de noiva, anunciando
que vão casar e ameaçando matar Raoul, se ela recusar.
Numa conversa emocionada, a soprano diz ao Fantasma que a
sua deformidade está na alma e não no rosto, beijando-o num sinal de compaixão.
O gesto desperta o lado humano do "monstro" que resolve deixar os
dois amantes partirem.
Interpretações e significado de "O Fantasma da
Ópera"
Várias leituras e interpretações podem surgir a propósito do
romance de Leroux. Apesar de todos os crimes que comete e de exibir um
comportamento agressivo, egocêntrico e obsessivo, a figura do Fantasma tem
conquistado a simpatia e a compaixão do seu público.
Exclusão e marginalização
Na verdade, embora ameaçadora, a figura mostra também seu
lado mais sensível, seu coração machucado com o mundo que o rejeitou. Apesar do
seu talento musical inquestionável, é forçado a viver nas sombras, porque a
deformação no seu rosto assusta todos que o conhecem.
Para que suas composições possam ter sucesso, o Fantasma
necessita da voz e da beleza de Christine. Neste sentido, esta parece ser
uma história de marginalização daqueles que são diferentes, que estão fora dos
padrões vigentes e, por isso, não têm oportunidade de brilhar ou subir na vida.
Solidão e abandono
Na sequência do que foi dito acima, a obsessão do Fantasma
por Christine talvez surja da sua necessidade de contato social e humano.
Através das lições de canto, ao longo de anos, o homem solitário vai
formando um vínculo emocional com a garota.
Esta teoria é reforçada com o desenlace da relação. Quando
Christine beija o seu rosto, o Fantasma se sente, pela primeira vez, amado
e compreendido. O gesto da soprano parece ser a validação e aceitação que
ele necessitava, deixando que ela parta depois.
Metáfora para a criação artística
Outra análise comum é aquela que aponta Raoul como
símbolo da vida amorosa e familiar, enquanto o Fantasma seria uma metáfora para
a própria arte. Como o Fantasma, a arte de Christine, o canto lírico, seria um
mestre rigoroso e exigente que pretendia ocupar todo o seu tempo e dominar a
sua vida.
O triângulo amoroso seria, então, o conflito interior da
jovem, dividida entre a vida burguesa, o desejo de casar e formar uma
família e a ambição de conquistar a excelência na sua carreira de
soprano.
Triângulo amoroso abusivo
Um olhar contemporâneo sobre a narrativa, proporcionado
sobretudo pelo filme de 2004, não consegue ficar indiferente ao caráter abusivo
das relações de Christine com o Fantasma da Ópera e o Visconde de
Chagny. Como uma corda sendo puxada pelas mãos dos dois, a moça fica no meio de
uma guerra de egos.
Christine é forçada a optar entre um homem que a
sequestra e quer obrigá-la a casar e um outro que a pressiona para abandonar a
carreira e fugir. Assim, não tem liberdade para fazer as suas escolhas e acaba
abandonando a sua vocação.
Adaptações cinematográficas
Além da famosa adaptação para teatro musical, o
livro de Gaston Leroux foi transportado para as artes visuais
inúmeras vezes, com mais ou menos fidelidade à narrativa original.
O Fantasma da Ópera (1925), Rupert Julian
A primeira representação no cinema foi em preto e branco. No
filme mudo, o protagonista surge sempre sem máscara, revelando seu rosto
assustador. Rejeitado por Christine, sequestra a cantora, que acaba sendo
resgatada pela polícia.
O Fantasma da Ópera (1943), Arthur Lubin
Nesta adaptação, a história está bastante modificada e
Erik é um violinista da orquestra que se apaixona por Christine, uma
cantora sem muitas capacidades vocais. Por amor, começa a pagar aulas de canto
para que a soprano melhore, ao mesmo tempo que seu próprio talento vai
desaparecendo.
O músico acaba sendo despedido e se dedica à composição mas
sua obra é roubada e seu rosto é queimado com ácido quando tenta recuperá-la.
Se esconde nas catacumbas e elabora um plano para conquistar o amor da jovem
mas acaba morrendo num desabamento.
O Fantasma da Ópera (1962), Terence Fisher
Passado no cenário londrino, a história se assemelha à do
filme de Lubin. O protagonista, Petrie, é um professor pobre cuja obra é
roubada e o rosto é queimado com ácido, na sequência. Se refugia na Ópera onde
ensina Christine a cantar. Neste filme, o Fantasma não está apaixonado
pela soprano, apenas quer ajudá-la a atingir o seu potencial
artístico. Petrie morre em palco, salvando a vida de Christine, que iria
ser atingida por um lustre.
O Fantasma do Paraíso (1974), Brian De Palma
Muito diferente das outras versões, o filme de Brian De
Palma é uma ópera rock. A adaptação livre mistura elementos do enredo de
Leroux com as narrativas de O Corcunda de Notre Dame de Victor
Hugo e Fausto de Goethe.
O Fantasma da Ópera (2004), Joel Schumacher
A mais recente adaptação cinematográfica é também a mais
próxima do musical da Broadway, mantendo o seu enredo e as canções originais no
show. Recuperando o mito do Fantasma mascarado, o filme
de Schumacher obteve bastante sucesso, sendo nomeado para o Oscar e o
Globo de Ouro de 2005.
5 curiosidades sobre "O Fantasma da Ópera"
No romance original, Gaston Leroux defende que
está contando uma história real, apresentando relatos e documentos que
pretendiam comprovar a veracidade da narrativa.
Ao longo de três décadas, o musical da Broadway já
faturou mais de 1 bilhão de dólares.
No filme de 2004, para que as chamas parecessem
realistas durante o incêndio no teatro, a produção pegou fogo nos
cenários.
O filme de Joel Schumacher foi financiado
por Andrew Lloyd Webber, que investiu 6 milhões de dólares na
produção.
O musical já foi traduzido para mais de 15 idiomas, entre os
quais o russo, o húngaro e o coreano.
Espetáculo
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