Onde: Morro do Saboó - São Roque - SP
Quem: Claudia Jak e Filipe Jak
Quando: 23/09/2018
Há tempos planejava desbravar o Morro do Saboó, na cidade vizinha de São Roque. Não sabia se era possível subir até lá de bike, por isso, decidimos começar o pedal no pé do morro e avaliar se era viável ou não. Colocamos no waze: "Morro do Saboó", que nos levou direitinho até este ponto.
Aqui encontramos uma lanchonete e conversamos com Cris, a proprietária.
Ela disse que é seguro deixar o carro por aqui e que não é muito viável subir o morro de bike. Por isso, como levamos os tênis de treecking, deixamos para subir o morro na volta do pedal.
Partimos as 09h00, sendo guiados por uma trilha que encontrei no wikiloc. Nosso objetivo era dar a volta pelo morro. Dos 35 km do caminho, 13 km foram por estradas de terra e os outros 22 km foram por asfalto. Os primeiros 7 km foram muito lindos!
Após 7 km, chegamos numa estradinha de asfalto em Mairinque. Antes de seguir, tomamos uma tubaína num bar localizado na esquina entre a rua de terra e asfalto.
Apesar de não ter acostamento, não havia muito movimento na estrada.
A paisagem neste trecho é muito bonita!
Aproximadamente no quilômetro 11, devíamos acessar uma trilha por terra.
Infelizmente não conseguimos localizar uma trilha a direita; acho que o mato acabou fechando o caminho. Por isso, voltamos e seguimos por asfalto até o km 18. Após isso, acessamos a Rod. Raposo Tavares e seguimos uns 4 km pelo acostamento até São Roque.
O trecho a seguir foi bem tenso visto ter algumas subidas e acostamento apenas na via cuja mão era contrária. O tráfego estava intenso. Para nossa sorte foi um trecho pequeno, de uns 2 km. Na sequência, acessamos a Estrada Turística do Morro do Saboó.
Aqui tem umas subidas insanas!
Mas toda subida tem suas recompensas! Olha o visual do mirante:
Seguimos por vales, subindo e descendo até o final do percurso.
Retornarmos ao carro umas 12h30. Guardamos as bikes e iniciamos a subida a pé, umas 13h00. O caminho é bem íngreme e só vai piorando até chegar ao topo. O sol estava a pino em nossas cabeças.
Este é um dos trechos mais lindo da subida. Aqui você pode escolher o lado a seguir, podendo acessar outras montanhas ou ir até a parte mais alta do morro.
Este é o Sr. Joaquim Barbosa que, aos 70 anos, esbanja vitalidade ao subir e descer do morro.
Os últimos metros antes de chegar ao topo:
Chegamos!
O visual é incrível!
O morro fica numa propriedade privada, mas é aberto gratuitamente para o visitante. As únicas exigências do proprietário é manter o lugar limpo e bem preservado. Há pessoas que vem acampar no local, mas já ouvi dizer que é muito barulho a noite, visto que alguns fiéis sobem ao morro para cantar, rezar e fazer vigília (bem alto).
Levamos 40 minutos para subir e 30 minutos para descer.
Chegamos em Sorocaba famintos! Partiu comer a vontade por R$ 14,00, num restaurante no shopping panorâmico. Acho que meu prato está maior do que do marido (ops)
Segue trilha GPS wikiloc e Vídeo relive:
Nenhum comentário:
Postar um comentário